Renan e Téo: O conchavo político para Federal

Quem pensa que o senador Renan Calheiros (PMDB) e o governador Teotonio Vilela (PSDB) não se bicam está errado!


''Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.'' frase de William Shakespeare. Esta frase traduz bem o que acontece muitas vezes nos bastidores da política. Com os desfechos das candidaturas muitas coisas vão surgindo e quando se busca o tão sonhado poder tudo é válido!

Eis que surge uma novidade: Uma possível união entre ex-amigos: Benedito de Lira (PP) e Teotonio Vilela (PSDB) fazendo com que se polarize a disputa ao governo do estado. Esta polarização pode até não ser explícita, porém é estratégica. O caso é que iram para a disputa o três candidatos: Benedito de Lira (PP),Eduardo Tavares (PSDB) e Renan Filho (PMDB) dentre os três com base em pesquisas que apontam Os dois primeiros lugares: Renan Filho que surge na liderança seguido de Benedito de Lira, ambos vão para o segundo turno e Biu vira o candidato de Téo. Isso se é claro houver segundo turno!



O CONCHAVO


Renan Calheiros e Teotônio Vilela selaram um conchavo aonde Renan cedeu o PSD presenteando assim Téo com o Dep. Fed. João Lyra que constrangeu os Renans e ao mesmo tempo Renan pedirá votos as centenas de prefeitos do PMDB para o sobrinho de Téo, o jovem Pedro Vilela (PSDB) que disputa uma vaga na câmara federal.




Por redação

segunda-feira, 30 de junho de 2014 | 16:50 | tópicos: | Veja mais »

JL após constanger os '' ex-novos aliados da frente de oposição '' fica no time dos palacianos

Uma verdadeira '' dança das cadeiras '' nos bastidores das eleições deste ano

Depois de ser obrigado pela Executiva Nacional do PSD a descer do palanque de Benedito de Lira (PP) e se manter aliado à Frente de Oposição, o deputado federal João Lyra e ter constrangido em um discurso seus aliados da frente de oposição e Fez um dos discursos mais constrangedores de sua carreira política, no evento que celebrou a oficialização dos nomes de Renan Filho (PMDB) na disputa pelo governo estadual e de Fernando Collor (PTB) para a reeleição ao Senado. E desagradou a todos que estavam ao seu lado no novo palanque.

O empresário João Lyra ao que percebe-se não engoliu até hoje por ter sido obrigado pelo seu partido a se aliar a frente de oposição. E a então a novidade é que: O empresário e deputado foi sondado para ser vice do Eduardo Tavares (PSDB) candidato ao governo pelo governador Teotonio Vilela. João Lyra(PSD) por sua vez vai para a coligação apoiada com o governador Teotonio Vilela. JL tinha ido para o PMDB, antes passou na coligação do Benedito de Lira e agora, seu destino definitivo é ficar com os tucanos, sendo o candidato a vice de Et ou a Deputado Estadual.

João Lyra que antes durante sua passagem pela Frente de oposição disse que Alagoas não tinha governo referindo-se ao governo de Teotonio Vilela vira amigo de infância do mesmo.

“Não tem governo. É um governo que, acima de tudo, peca numa coisa talvez mais grave na vida de um sujeito, que é ser covarde. É um governo de covardia, o governo que tem aí. Não faz nada, absolutamente nada em benefício de ninguém. Agora, anda muito bem de motocicleta, vai beber e outras coisas mais. Não quero aqui entrar nesses detalhes, porque são detalhes mínimos. O que nosso Estado precisa é de alguém forte, Renan [Filho], alguém que bata à mesa e diga: ‘É assim! Tem que ser feito dessa forma’. Acredito muito em você nesse aspecto. Alagoas é um sacrifício. Vivo no meu escritório cercado por vândalos que querem toda hora perseguir, fazer isso e aquilo. E não posso apelar ao governo. O mínimo que pode acontecer é o governo se avacalhar e virar vândalo também”, condenou o deputado João Lyra durante o lançamento de candidatura ao governo de Renan Filho.


Na realidade tudo se deu entre uma conversa de Téo com o senador Renan Calheiros para que a frente de oposição cedesse o partido PSD que é presidido no estado por João Lyra para que pudesse integrar a coligação tucana que '' mingua '' por partidos já que se encontra no solitarismo.






Por redação

| 14:53 | tópicos: | Veja mais »

Fechado acordo Vilela-Biu para 2º turno em Alagoas

Conforme previsto pelo Repórter Alagoas, os aliados do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) migraram para a candidatura do senador Benedito de Lira (PP) para construir uma eleição para o segundo turno contra o deputado federal Renan filho (PMDB). Assim, o procurador Eduardo Tavares Mendes vai para a disputa, com o objetivo de crescer 10%.

Conforme previsto pelo Repórter Alagoas, os aliados do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) migraram para a candidatura do senador Benedito de Lira (PP) para construir uma eleição para o segundo turno contra o deputado federal Renan filho (PMDB).
Assim, o procurador Eduardo Tavares Mendes vai para a disputa, com o objetivo de crescer 10%. Se chegar entre 6% e 8%, haverá segundo turno e Tavares estará no palanque de Biu, para onde migraram todos os aliados de Vilela.

O acordo Vilela-Biu não muda os integrantes dos cargos comissionados no Governo. A dúvida é quanto ao PPS, com cargos na Secretaria de Pesca e Aquicultura, que deve ser dividida com o PRB, de Galba Novaes, desestruturando a suplência de Collor, que indicou, via partido, Euclydes Mello.

O PP mantem os indicados na Educação e Assistência Social; o Democratas (que indicou o candidato ao Senado, Omar Coelho de Mello, para o palanque de Biu) tem a Agricultura (dividida com o PSB, do deputado federal Alexandre Toledo, vice de Biu) e outras funções do segundo e terceiro escalões, além da Vice Governadoria, com José Thomáz Nonô.




Por Repórter Alagoas

| 14:21 | tópicos: | Veja mais »

Matéria diz que Prefeito Pepista decide apoiar Renan ao Governo e causa polêmica no Facebook

Uma matéria chamou a atenção de internautas no Facebook, O jornalista Bernardino Souto Maior postou em seu blog no site Cada Minuto uma matéria afirmando o apoio do Prefeito de Jacaré do Homens, Junior Ernesto (PP) ao candidato ao governo Renan Filho (PMDB). Bernardino compartilhou em seu perfil no Facebook e ai muitos comentários foram feitos por internautas a respeito da matéria.

Alguns internautas criticaram a matéria do jornalista duvidando da matéria haja vista de que o Prefeito Junior Ernesto havia recepcionado durante os festejos de São Pedro na cidade o senador e candidato ao governo Benedito de Lira (PP) demonstrando assim apoio ao mesmo que são do mesmo partido. Uma foto do prefeito abraçado ao Biu comprova a possivel aliança de ambos.


Mas, afinal com quem está o prefeito? Biu ou Renan?






Por redação

| 08:38 | tópicos: | Veja mais »

Sob 'Pressão' com pênaltis Brasil vence Chile por 3 x 2

Sob pressão Brasil vence Chile: Uma partida bem difícil, porém o Brasil é Vitorioso!

Uma partida apreensiva que deixou Brasileiros e Chilenos a flor da pele na tarde deste Sábado (28) um jogo das oitavas de final. No campo: Brasil X Chile se enfrentando na busca da permanência até a final da copa. A partida atraiu olhares não só por ser uma partida de copa mas também por ser uma partida bem difícil cheia de empates.

Nos dois tempos do jogo Brasil e Chile haviam empatado e aí foram dados acréscimos e pênaltis. Eis que sob pressão final com a cobrança de pênaltis para desempate no inicio Brasil marcou mais um graças ao jogador Davi Luiz e na cobrança Neymar marcou mais um totalizando 3 gols para o Brasil. O Chile marcou um gol na cobrança de pênalti ficando com o placar de 2.Vale ressaltar o mérito também ao goleiro Julio Cesar que defendeu muito o Brasil na cobrança de pênaltis

Então após uma partida extremamente complexa o Brasil detém a vitória!


Da-li Brasil!




Por redação

sábado, 28 de junho de 2014 | 12:10 | tópicos: | Veja mais »

Brasil X Chile: UM JOGO DIFÍCIL

No clima das oitavas de final o jogo de Brasil contra o Chile mostrou ser um jogo muito difícil os dois times conseguiram fazer dois gol nos dois tempos da partida. Um acréscimo de 15 minutos foi dado após finalizar a partida e entre acréscimos e pênaltis tudo continuou na mesma no 1X1. No entanto o jogo segue com acréscimos até que venha o desempate.

Será que o Brasil leva? O Chile? Ou Finalizaram no Empate?

Bom, o que se sabe que enquanto não vim o desempate o jogo segue sem previsão de quanto irá terminar


Vamos Aguardar!



Por redação

| 11:26 | tópicos: | Veja mais »

APÓS APOSENTADORIA DO PAI, ROSEANA SARNEY DIZ QUE NÃO QUER DISPUTAR CARGOS

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), disse que vai sair da vida pública

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), assumiu que vai deixar a vida pública para cuidar da saúde e se dedicar mais à família. A decisão de Roseana ocorreu cinco dias após o pai dela, o senador José Sarney (PMDB-AP), informar que se aposentaria, aos 84 anos.

O senador disse que não vai mais tentar ser reeleito devido ao estado de saúde da mulher dele, Marly, e também salientou a necessidade de se dedicar à família.

"Essa decisão já estava tomada, comuniquei isso ao meu partido na semana passada. Entendo que é chegada a hora de parar um pouco com esse ritmo de vida pública que consumiu quase 60 anos de minha vida e afastou-me muito do convívio familiar", afirmou Sarney, por meio de nota, divulgada na última segunda-feira (23)

Segundo a assessoria de Roseana, a decisão de que ela não disputaria mais nenhum cargo público foi tomada desde o mês de abril quando a governadora do Maranhão desistiu de tentar uma vaga no Senado Federal, na eleição de outubro.

O anúncio ocorreu no dia 4 de abril. Na época, Roseana não entrou em detalhes sobre a decisão e informou que em um outro momento conversaria com a imprensa.

Roseana Sarney tem 61 anos, completados no último dia 1º, e 24 anos de vida pública. Em 2010, foi reeleita governadora do Maranhão com 50,08% dos votos em 2010.

A última pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 13 de dezembro de 2013, apontou que apenas 29% dos entrevistados consideraram o governo de Roseana Sarney como "positivo ou bom".

A rejeição da governadora foi mostrada nos 34% dos entrevistados que classificaram o governo como "ruim ou péssimo" e 33% disseram que era "regular". A pesquisa revelou ainda que 47% dos entrevistados estão insatisfeitos com o governo de Roseana Sarney, enquanto 45% que aprovaram a administração dela.

Saúde frágil.

Roseana tem a saúde frágil e já se submeteu a 21 cirurgias.

Aos 19 anos, ela foi operada pela primeira vez, quando foram retirados o apêndice e um cisto no ovário. Aos 24 anos, em 1977, entrou engravidar e se submeteu a segunda cirurgia no ovário. Dois anos depois, durante o tratamento para ter filhos, se submeteu a um terceiro procedimento cirúrgico.

A mais recente cirurgia a que Roseana foi submetida ocorreu em 2009 para correção de um aneurisma cerebral. A cirurgia ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e não deixou sequelas.

Para especialista, família tenta maquiar derrotas
Para o historiador Wagner Cabral da Costa, professor da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), tanto Roseana quanto Sarney estão usando desculpas pessoais para não disputarem cargos na eleição de outubro e maquiar as derrotas políticas que a família Sarney vem sofrendo.

"Roseana e o pai estão saindo de cena agora para transformar as derrotas políticas em supostas aposentadorias. Mas, isso não é definitivo, pois em 2009 Roseana conseguiu voltar ao governo depois que o Jackson Lago (PDT) e Luís Porto (PPS) foram cassados", relembra Costa.

Costa explica que o peso da decisão de Roseana ocorreu por ela não conseguir se articular para se lançar ao Senado e também garantir a eleição do sucessor Luís Fernando Moura Silva (PMDB), que até abril era o pré-candidato dos Sarney para o governo do Estado. Após Roseana desistir da disputa, Luís Fernando anunciou no dia 6 de abril que também não iria disputar nenhum cargo na eleição de outubro.

"Roseana não conseguiu apoio da assembleia legislativa a tempo para garantir a disputa dela ao Senado. Outra desarticulação foi que o vice-governador Washington Luiz de Oliveira (PT) não conseguiu a vaga no TC (Tribunal de Contas). Ele saindo, Luís Fernando era o candidato dos Sarney para uma eleição indireta, que teria ocorrido em meados de março ou abril, e ele concorreria a eleição já como governador do Maranhão", explicou.

Para Costa, a aposentadoria de Roseana e de Sarney não significa o fim da oligarquia da família Sarney no Maranhão. Segundo ele, a família Sarney já prepara Adriano Sarney (PV), filho de Sarney Filho (PV), para ser o deputado estadual mais votado da eleição de outubro no Maranhão.

"Caso a presidente Dilma Rousseff (PT) seja reeleita, Roseana pode voltar a vida pública como uma possível ministra, pois a família Sarney ainda terá cacife para articular um ministério", disse.

O historiador analisa que os Sarney devem ter a maioria da bancada federal. Além de duas vagas no Senado, existe a possibilidade de uma terceira com a possível eleição do deputado federal Gastão Vieira (PMDB), que será candidato a senador dos Sarney. A candidatura dele foi homologada nesta sexta-feira (27) durante a convenção do partido.

A convenção do PMDB homologou também a candidatura de Edinho Lobão (PMDB), filho do ministro Edson Lobão, ao governo do Estado do Maranhão. O partido não definiu o nome do vice.

Vida pública.

Roseana ingressou na política em 1990 como deputada federal pelo PFL. Foi eleita governadora do Maranhão em 1994 e reeleita em 1998.

Em 2002, entrou para o Senado Federal depois de desistir da candidatura à Presidência da República. A disputa dela ocorreu em meio a denúncias de corrupção. A PF (Polícia Federal) apreendeu R$ 1,3 milhão não declarado nos cofres da empresa do marido dela, Jorge Murad Junior.

Em 2006, Roseana disputou pela terceira vez o cargo de governadora do Maranhão, mas foi derrotada por Jackson Lago (PDT). No mesmo ano, ela foi expulsa do PFL por ter participado de um comício com o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cidade de Timon.

Em 2009, ela voltou ao governo do Maranhão depois que Jackson Lago e o vice dele, Luís Porto (PPS), terem os mandatos cassados por abuso de poder econômico.





Por Aliny Gama

sexta-feira, 27 de junho de 2014 | 21:28 | tópicos: | Veja mais »

27 de Junho: Dia do Técnico em Nutrição e Dietética

Parabéns aos futuros e atuais profissionais!

Hoje, os técnicos em Nutrição e Dietética são lembrados em todo o país. Eles deram os primeiros passos para formalizar a atuação de um grande contingente de profissionais que trabalham diariamente na promoção da alimentação adequada e se firmaram como parceiros fundamentais dos nutricionistas e de outros trabalhadores da área da Saúde.

A data 27 de junho é uma referência à primeira definição sobre a classe surgida no Brasil, no ano de 1961. O Técnico em Nutrição e Dietética atua no controle e planejamento dos alimentos nas áreas hospitalar, industrial e comercial, sempre sob a supervisão de um nutricionista.

Entre as atividades desempenhadas destacam-se o transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos, procurando o seu aproveitamento integral, a segurança alimentar e a melhor distribuição.

Homenageamos hoje os Técnicos em Nutrição e Dietética, desejando muita energia para continuar lutando e o merecido reconhecimento da sociedade por essa profissão tão importante e necessária na colaboração da saúde do País!



Por Blog Samilly Barbosa/ Estadão Alagoas

| 11:40 | tópicos: | Veja mais »

Pai de jogador Paulinho da Seleção revela que mãe do atleta é alagoana de Delmiro Gouveia

Uma entrevista com o pai do jogador Paulinho, da Seleção Brasileira de Futebol acabou revelando a origem alagoana da mãe do atleta canarinho. Segundo conta o feirante José Paulo Bezerra, pai de Paulinho, ele conheceu a mãe do jogador em São Paulo, quando soube de sua origem, também nordestina, da cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.
A reportagem de Rodrigo Bertolotto, do Portal Uol, traz mais detalhes da origem indígena da pai do jogador do Corinthians, mostrando imagens e relatos de integrantes da tribo Xucuru na cidade de Pesqueira, em Pernambuco.
Alguns dos conterrâneos de Paulinho falam da satisfação de ter um membro com descendência indígena na seleção. “O paulinho é um grande orgulho para nós. Ter um Xucurú na seleção é uma honra”
Apesar da comemoração, os índios infelizmente não puderam ainda “ver” a atuação do jogador. Isso porque na aldeia, somente as ondas do rádio levam as informações do jogo, já que a mesma não dispõe de energia elétrica, e consequentemente nenhuma televisão.

Confira a entrevista: CLIQUE AQUI


Por Alagoas na Net

| 11:35 | tópicos: | Veja mais »

Consultor em tecnologia tira dúvidas de telespectadores sobre WhatsApp

Confira o video: CLIQUE AQUI


Por redação com G1 Alagoas

| 11:23 | tópicos: | Veja mais »

Preso suspeito de filmar relação sexual e extorquir vítimas

Homens casados cediam à extorsão com medo de serem descobertos. Suspeito foi preso na companhia de um adolescente e outro jovem.

Equipes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) da Polícia Civil prenderam, na manhã desta sexta-feira (27), um suspeito de aliciar vítimas em banheiros públicos de shoppings e hipermercados da capital para extorquí-las posteriormente. Gerson Alves Vieira, 33, foi preso em flagrante dentro de casa na companhia do filho dele de 16 anos, que foi apreendido, e de um outro jovem identificado como Thairan Ferreira da Silva, que conseguiu fugir.

Segundo o agente Presser, gerente do Núcleo de Inteligência da Deic, o suspeito admitiu ter extorquido pelo menos 100 pessoas com o mesmo perfil, homens de alto poder aquisitivo e comprometidos. Nos banheiros públicos, Vieira aliciava as vítimas e conseguia levá-las para casa com promessas de um relacionamento sexual "sem compromisso".

O relacionamento era fotografado e filmado sem que a vítima percebesse. Após o ato, o suspeito ameaçava divulgar as imagens caso fosse denunciado. Com medo de serem descobertas, as vítimas eram obrigadas a fornecerem senhas e cartões do banco. Com essas informações, o suspeito sacava dinheiro e fazia compras enquanto o adolescente e o outro parceiro vigiavam a vítima em uma casa que funcionava como cativeiro, próximo à Feirinha do Tabuleiro, para que ela não fugisse.


"As investigações estão em andamento, mas é um caso complicado porque as vítimas têm vergonha da situação e não querem se expor. Por serem homens comprometidos, é difícil que apareça alguém para denunciar o caso à polícia, mas apelamos que as vítimas venham depor contra o suspeito para que esse tipo de crime não volte a acontecer", afirma Presser.

Gerson Vieira foi apresentado à imprensa na sede da Deic e assumiu que é garoto de programa. "Fazia vítimas em supermercados, principalmente no bairro da Gruta, onde tem mais velhos. Depois de ter relação, eu pegava os cartões e sacava o máximo de limite por dia e também fazia compras. Já o meu filho, que tem de 16 anos, não tinha noção do que estava fazendo", confessa.

Na casa do suspeito a polícia encontrou diversos aparelhos de televisão, equipamentos eletrônicos, celulares, perfumes e uma grande quantidade em dinheiro não revelada. Ainda de acordo com informações do agente Presser, as investigações chegaram até o trio após uma das vítimas comentar com um amigo conhecido da polícia sobre a extorsão.
saiba mais

Preso suspeito de estuprar menina de 4 anos na frente do irmão em Alagoas
Câmeras de motel não identificam suspeito de estupro, afirma polícia

"A vítima não deu todos os detalhes, contou superficialmente para o amigo porque não queria se expor. A partir daí a polícia começou a investigar o crime e descobriu como eles agiam", esclareceu.

Vieira está detido na sede da Deic, onde vai prestar depoimento e depois será encaminhado para o sistema prisional. O adolescente também será ouvido, mas liberado em seguida. A polícia continua as buscas para localizar e prender o suspeito foragido.




Por G1 Alagoas

| 11:19 | tópicos: | Veja mais »

Humorista Renato Aragão recebe alta de hospital no Rio

Ele saiu da unidade de saúde por volta das 8h30 desta sexta-feira (26). Artista deu entrada no Hospital Samaritano na quarta (25)

O humorista Renato Aragão teve alta do Hospital Samaritano às 8h30 da manhã desta quinta-feira (26). Ele havia sido internado na última quarta-feira (25) para realizar exames de rotina, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade, que fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Em meados de março deste ano, Aragão sofreu um infarto. Na ocasião, ele passou por uma cirurgia para desobstruir uma artéria do coração. A recuperação dele foi considerada "excelente" pelos médicos. Porém, o ator voltou a ser internado no dia 22 de março, no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Samaritano, no dia 26. Após se tratar de uma infecção urinária detectada em exames, Aragão recebeu alta no dia 2 de abril.




Por Gazeta Web

| 11:15 | tópicos: | Veja mais »

Cicero Ferro lança sua candidatura a Deputado Estadual em Minador do Negrão

Ao lado de aliados, familiares e amigos o suplente de deputado estadual mostrou que mantém o eleitorado fiel

O suplente de deputado estadual, Cícero Ferro (PRTB), esteve ontem (25) em Minador do Negrão para lançar sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Ladeado de amigos, familiares, correligionários e aliados, Ferro retornou à cidade que um dia já esteve (com o Poder) em suas mãos.

Tentando retomar sua cadeira na Casa de Tavares Bastos, Cícero Ferro mostrou – ao que parece – manter um eleitorado fiel na terra das famílias Cardoso/Ferro (mesmo estando sem mandato há quase quatro anos) desde que ficou na suplência em 2010.

Ao lado da esposa, Eladja Ferro, que foi candidata à prefeita de Minador do Negrão, em 2008, o suplente de deputado foi recebido por centenas de pessoas que compareceram ao evento na cidade.

Participaram ainda vereadores, líderes da região e os prefeitos de Maravilha e Estrela de Alagoas, respectivamente, Luizinho (PTB) e Arlindo Garrote (PP). O pré-candidato a deputado federal e ex-prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (PMDB), também esteve no lançamento.

Mas, sem dúvidas, Cícero Ferro vai ter que trabalhar muito para conseguir os votos no município que mantém laços familiares e era considerado o seu “curral eleitoral”. No último pleito para ALE, em 2010, ele ficou com 821 votos do eleitorado acima de três mil votantes em Minador.

Lá, a atual prefeita Socorro Cardoso Ferro (PSDB) é adversária ‘ferrenha’ de Cícero Ferro. Na mesma eleição, Socorro apoiou o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) que garantiu 1.058 votos. Em 2014, contrariando seu maior rival na política, Socorro vai às ruas – mais uma vez – pedir votos para Nezinho.

Derrotas Consecutivas

Porém, o astral político de Cícero Ferro – em Minador do Negrão - não vai nada bem desde às eleições de 2004, quando deixou o comando do Executivo negrense. De lá para cá, a família Ferro – de Cícero – só acumulou derrotas.

Perdeu em 2004, 2008 e, em 2012, lançou a filha e depois recuou da disputa. Ficou o espaço aberto para a atual prefeita Socorro Cardoso (reeleita) que foi candidata única à Prefeitura e obteve uma votação jamais vista no município: 2.403 votos (100% dos votos válidos, segundo dados do TRE- AL).

Portanto, esta deve ser mais uma eleição em que Minador do Negrão terá uma atenção especial por conta do clima de animosidade entre os grupos políticos (Cardoso/Ferro) que comandam a cidade.






Por redação com Blog do Kleverson Levy

| 11:07 | tópicos: | Veja mais »

Convenções de segunda-feira revelarão novas traições

Na verdade, a expressão é dura demais para definir o que vai acontecer até a próxima segunda-feira – com direito a um esticão até o Dia Nacional das Atas, 5 de julho.

Mas não há segurança em nada do que foi resolvido até agora entre partidos e até entre candidatos.

Quem vive nesse meio sabe que o dito não se escreve, e às vezes, até mesmo o escrito não vale.

São vários os partidos e candidatos que já se manifestaram nesta ou naquela coligação que irão migrar para outras organizações partidárias. Repito: sem que isso seja considerado uma traição.

Até porque há acordos e promessas de “condições objetivas” – uma expressão sempre repetida pelo advogado Marco Toledo, presidente do PT do B, de Rosinha da Adefal – que não serão cumpridos.

Aí, é o caso de se indagar: quem traiu primeiro?

Quem o fez que segure os próprios adereços que surgirão




Por Ricardo Mota

| 09:49 | tópicos: | Veja mais »

Proibido de falar pelo Chapão, JL caminha para a aposentadoria

Depois de ser a atração principal da convenção do PMDB, quando fez um discurso heterodoxo, o deputado federal João Lyra já vive dias de esquecimento dos seus mais recentes aliados.

Além disso, o líder maior do Chapão, senador Renan Calheiros, já orientou a toda sua extensa rede de comunicação política para não dar eco a qualquer declaração de JL.

Ele, em hipótese alguma, poderá falar em nome do grupo, devendo se manter no silêncio obsequioso.

Vivendo dificuldades extremas na área empresarial e já tendo entregue o que tinha valor na área política – o tempo de televisão -, o deputado João Lyra parece mesmo viver a véspera da sua aposentadoria como parlamentar. (Apesar de dizer que pretende disputar a reeleição.)

Ele já acenou que quer ser suplente de Collor, que disputa a reeleição. O ex-presidente, pelo menos publicamente, ainda não se manifestou sobre o tema, mas imagino que a sua reação ao pleito não foi das mais simpáticas.





Por Tnh/ Blog do Ricardo Mota

| 09:47 | tópicos: | Veja mais »

Amor atrai amor

Astróloga ensina ritual para quem quer arranjar namorado

Quem está à procura de um amor tem que fazer a sua parte, se mantendo aberta para que a pessoa certa possa entrar em sua vida.
Para despertar esse "estado", atraindo pessoas ou até mesmo para manter a harmonia já existente para quem já encontrou sua cara metade, a astróloga e taróloga, Karin Veloso Schmalz, ensina um poderoso ritual:

1) Banhe-se com um bom banho esfoliante de ervas, retirando assim todas as células mortas e presenteando seu próprio corpo com uma leveza ímpar;

2) Selecione uma música que lhe inspire o sentimento de amor, leve todo tempo que precisar escolhendo esta trilha para que ela provoque em seu íntimo exatamente aquilo que o amor representa pra você;

3) Acenda dois incensos, um spiritual guide e outro de rosas vermelhas. O spiritual guide faz uma ponte entre o mundo terreno e o espiritual, o de rosas vermelhas informa o seu desejo a entidades superiores, como Santo Antônio, o santo casamenteiro;

4) Escutando a música e sentindo o aroma dos incensos, visualize o seu desejo. Sinta todo o amor que ele desperta em seu coração e agradeça ao Universo como se o seu pedido já houvesse se tornado realidade.

“O sentimento de amor que emana de nós é a magia mais poderosa, o ingrediente mais assertivo para a concretização de qualquer pedido”, conclui a astróloga.




Por Tribelas

| 09:41 | tópicos: | Veja mais »

Síndrome do pensamento acelerado

Uma das principais causas desse distúrbio é o excesso de informação a que somos expostos

Apesar de a modernidade facilitar pra valer o dia a dia, ela também está tornando as pessoas mais ansiosas e doentes. É o que defende o psiquiatra Augusto Cury no livro Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século (Ed. Saraiva, R$ 14,90). Para ele, o estar conectado o tempo todo está levando as pessoas a desenvolver a síndrome do pensamento acelerado (SPA), um tipo de ansiedade. "O excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente hiperpensante, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade", revela. O pior, segundo ele, é que, em níveis diferentes, todo mundo sofre um pouco desse mal.

Consequências

A ansiedade afeta a qualidade de vida em diversos aspectos. É comum a pessoa ter dor de cabeça, sensação de cansaço já ao acordar, dores pelo corpo, insônia, queda de cabelo e aumento da pressão arterial. Além disso, se pensarmos no longo prazo, a ansiedade crônica afeta o bem-estar emocional.

7 dicas para viver melhor

1. Treine sua mente para admirar algo que o dinheiro não compra, como observar seu filho a desenhar ou pintar, abraçar mais, beijar mais, trocar experiências com os filhos, dar carinho a quem se ama.

2. Tenha mais contato com a natureza. Caminhe ao ar livre, admire as árvores e os animais, aprecie o silêncio e o vento no rosto...

3. Faça alguma atividade lúdica. Vale praticar um esporte, ler um livro e contar histórias.

4. Proteja a sua emoção. Não cobre demais os outros (seja marido, sejam filhos ou amigos) nem a si mesma, isso torna a vida angustiante. Não exija demais das pessoas. Ao contrário, elogie mais, aponte as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado.

5. Aprenda a relaxar. Pare um momento do dia, esqueça tudo ao redor, respire fundo, solte o corpo e esvazie a mente.

6. Perdoe o outro e se autoperdoe.

7. Dê mais risada, não leve a vida tão a ferro e fogo. Sorria!




Por Tribelas

| 09:38 | tópicos: | Veja mais »

Flávio José é atração no 8º dia de festa do São João de Maceió

A programação completa está disponível no hotsite http://maceio.al.gov.br/saojoao/

O “São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró” traz nesta sexta-feira, 27, no palco principal, Pinóquio do Acordeon e Forrozão do Catolé, Eliezer Setton, Xote.com e Flávio José.

Na Arena Pé de Serra, as atrações são Os Inseparáveis, Trio do Edinho Vovô e Banda Pé de Chulé. O evento será realizado até domingo, 29, a partir das 20h, no Estacionamento do Jaraguá.


Por Secom/ Maceió

| 09:32 | tópicos: | Veja mais »

Lessa intitula '' Putocracia '' e pretende se eleito acabar com a Justiça Eleitoral

O histórico de embates do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) com a Justiça Eleitoral é extenso. O pedetista enfrentou problemas para conseguir ser candidato a governador em 2010. E não conseguiu disputar a eleição para prefeito de Maceió em 2012. Há uma semana, a Justiça Eleitoral reprovou as contas de Lessa, mas a situação não afetará seu projeto de disputar uma das vagas na Câmara Federal. Porém, se depender dos projetos do ex-governador, os problemas com a Justiça Eleitoral estão perto de um fim. É que ele admite que um de seus objetivos é acabar com os tribunais e juízes eleitorais no Brasil.
Não! Não é uma ameaça de violência contra magistrados ou contra a instituição. Lessa fala em acabar com a Justiça Eleitoral, modificando a legislação federal. Para ele, a Justiça Comum daria conta do combate a ilegalidades no processo democrático da escolha de representantes do povo.
Além de pregar o fim do voto obrigatório, o político que governou Alagoas de 1998 a 2006 quer convencer eleitores alagoanos e eventuais colegas do Congresso Nacional de que a Justiça Eleitoral é desnecessária, cara e equivocada.
O maior exemplo deste equívoco, segundo Lessa, é a demora no julgamento de crimes eleitorais atribuídos ao atual governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) na última disputa pela reeleição, em 2010. Acusado de uso da máquina por meio de programas estaduais que ampliaram a distribuição de animais durante a campanha da reeleição, Vilela foi julgado em alguns dos processos e condenado a uma pena leve: o pagamento de multa de R$ 10 mil imposta a ele e ao vice de sua chapa, José Thomaz Nonô (DEM). O motivo da condenação branda é a jurisprudência que avalia que é preciso apresentar provas de que tais ilegalidades influenciaram no resultado das eleições em favor do acusado.

As declarações de Lessa foram dadas quando ele foi abordado pelo blog, após a convenção do PMDB que oficializou o nome de Renan Filho (PMDB) ao governo, no último dia 19. Na ocasião, o pedetista criticava o fato de a Justiça Eleitoral ter reprovado sua prestação de contas relativa à campanha de 2012, mesmo sem ele ter conseguido ir às urnas e, principalmente, porque isto ocorreu antes de serem julgados processos de 2010, com denúncias contra a campanha de reeleição de Teotonio Vilela.
“Por que a Justiça Eleitoral não julga o Teotonio? Vai passar quatro anos para julgar. Para que serve a Justiça Eleitoral se não for para, pelo menos, fazer seu papel? Tem quatro anos de um processo, e julgam uma conta de um candidato que eles não deixaram ser candidato. Não fui candidato porque eles não deixaram e aí eles vão julgar essa conta! O que é isso, cara?! A decisão não me torna inelegível e não tem nenhum problema. O que me causa espécie é isso”, protestou Lessa.
O ex-governador chamou de “putocracia” a instituição criada para punir a classe política por ilegalidades que resultem no desequilíbrio da disputa por cargos públicos nos poderes Executivo e Legislativo. E finalizou a crítica condenando os conhecimentos de contabilidade da Justiça Eleitoral.
“O Brasil tem uma Justiça Eleitoral, que outros países não têm. É cara, esta Justiça. É uma putocracia [sic]! É uma elite, com muita gente ganhando dinheiro. Mas para produzir o quê? Porque esses caras nem celeridade produzem. Acho que é desnecessária. Tem que fazer uma revisão no País. Fazer o Estado ser mais leve. Não tem necessidade. Botava a Justiça Comum para fazer isso. Eleição não é coisa de outro mundo, não! Os outros países não criam um tribunal ou uma justiça eleitoral. Essa aí não ajuda a democracia. Eu, lá [na Câmara Federal] vou lutar pelo voto livre e pelo fim da Justiça Eleitoral! Comigo é assim, quem não gostar come milho”, concluiu Lessa.


Ouça o aúdio no qual Ronaldo Lessa fala sobre a Justiça eleitoral e o que pretende se eleito Deputado Federal: CLIQUE AQUI


Por redação com Cada Minuto

| 09:20 | tópicos: | Veja mais »

Caju e Castanha falam da emoção que é se apresentar em Alagoas

A TV e o portal CadaMinuto transmitem, ao vivo, a festa que segue até domingo (29)

A dupla pernambucana, Caju e Castanha, subiu ao palco e trouxe seu bom humor ao São João de Maceió. A festa, que vem acontecendo estacionamento do Jaraguá, tem como tema “São João em Maceió é festa, futebol e forró” e segue até domingo (29).

Em entrevista ao CadaMinuto, a dupla, formada atualmente por Ricardo Alves da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha) contou sobre a emoção que é voltar, após duas décadas, a tocar em Alagoas e reconhece o estado como grande responsável pelo seu sucesso.

“É muito gratificante voltar ao lugar onde tudo começou. Foi em Maceió, há 21 anos, que lançamos a música “Ladrão Besta e Ladrão Sabido”. A partir da aceitação do público daqui, a música se espalhou pelo Brasil. Jamais esqueceremos que foi este estado o responsável pelo inicio da nossa carreira. Naquela época, a dupla era formada por mim e pelo meu irmão José Albertino, que faleceu em 2001 e meu sobrinho entrou no lugar. Estar aqui hoje é reviver aquele momento e relembrar os primeiros passos” declarou Castanha.





Em sua primeira apresentação no estado, Caju, reconhece a importância de Alagoas para a carreira da dupla e conta que sempre desejou estar na terra que deu o pontapé inicial à dupla, antes formada por seus tios. “É uma felicidade imensa estar no lugar onde tudo começou. Ver todo o público que veio nos prestigiar. A agente procura sempre fazer o nosso melhor e trazer alegria a todos”.

As canções de Caju e Castanha são conhecidas e facilmente aceitas pelo grande público devido ao bom humor e à irreverência. Castanha conta que a inspiração para suas composições vem da vontade de trazer alegria aos fãs. “Nós fazemos a música para alegar o povo. Já existe muito tristeza no mundo, a gente prefere fazer com que as pessoas estejam alegres em nossos shows” declarou.

Além da dupla, a noite contou também com as apresentações dos cantores Millane Hora e Mô Fio, encerrada com o talento incomparável de Alceu Valença, no palco principal; Já no palco “Arena pé de serra” se apresentaram os grupos Forrozão Colibri, Trio Forró Quentão e Tonho da Real no palco da Arena Pé de Serra.



Ainda tem muita festa pela frente e a TV e o portal CadaMinuto transmitem, ao vivo, a festa que nesta sexta-feira (27) será comandada por Eliezer Setton, Xote.com, Flávio José e, abrindo as atrações, Pinóquio do Acordeon e Forrozão do Catolé. Acompanhe aqui!

Confira a programação para este fim de semana:

28 de junho (sábado)

Palco

Zé Maravilha e Forró Cabeça

Rogério Dias

Geraldo Azevedo

Asas da Imaginação

Arena pé de serra

Trio Silvano dos Oito Baixos

Trio Bacurau do Forró

Pindorama e Seu Pé de Serra



29 de junho (domingo)

Palco

Igbonan Rocha e Forró de Nêgo

Messias Lima

Jorge de Altinho

Alberto Germano e banda

Arena pé de serra

Trio Canarinho do Forró

Tinan Rodrigues

Sandoval e Banda Fogo no Forró




Por Milena Monteiro-Colaboradora

| 09:12 | tópicos: | Veja mais »

TRE: Renan Filho faz campanha eleitoral antecipada no Facebook

No uso das redes sociais- comparando o deputado federal Renan Filho (PMDB) e o senador Benedito de Lira (PP)- o dançarino de Junqueiro perde para o filho de Renan. Eis, porém, que o jornalista Rui França- responsável pelas redes sociais de Biu- recebeu uma notícia inesperada na tarde desta quinta-feira (26): o desembargador eleitoral Otávio […]

No uso das redes sociais- comparando o deputado federal Renan Filho (PMDB) e o senador Benedito de Lira (PP)- o dançarino de Junqueiro renanfilho2perde para o filho de Renan. Eis, porém, que o jornalista Rui França- responsável pelas redes sociais de Biu- recebeu uma notícia inesperada na tarde desta quinta-feira (26): o desembargador eleitoral Otávio Leão Praxedes exige a retirada, em 48 horas, de todo material de campanha do deputado. Motivo? Propaganda eleitoral fora de época.

A recomendação é do Ministério Público Eleitoral.
A decisão do desembargador ainda cabe recurso. Mas, Biu tem a vantagem do momento. O senador domina a campanha de rua. Só que não tem capilaridade nas redes sociais. E elas ganham papel de destaque- basta ver que as convenções nacionais do PSDB e do PT, transmitidas pela internet.
A vantagem no uso das redes sociais, por causa do TRE, pode igualar Biu e Renan Filho.



Por Repórter Alagoas

| 09:07 | tópicos: | Veja mais »

Famosa faz teste para ganhar celulites e ensina como voltar à pele lisa

Ex-BBB Adriana Sant’Anna mostra antes e depois impressionante

A ex-BBB Adriana Sant’Anna decidiu passar por um desafio: abrir mão das atividades físicas e da alimentação balanceada durante pouco mais de dois meses. Após esse período, a famosa ganhou 5 kg e notou muitas diferenças no corpo – a mais impressionante pode ser notada nas penas e no bumbum, onde Adriana passou a exibir muito mais furinhos do que possuía. Foi quando decidiu retomar os hábitos anteriores para ensinar como eliminar as celulites e postou em sua conta no Instagram fotos impressionantes do antes e depois.

Segundo a famosa, no período em que largou a dieta e a academia, passou a se alimentar de pizzas, refrigerantes e comidas de fast food. Foi o suficiente para prejudicar a pele em apenas dois meses e 13 dias. Suas seguidoras não notaram a mudança antes de Adriana divulgar o resultado final. Isso porque, para esconder o desafio enquanto ele acontecia, ela postava somente imagens que favoreciam seu corpo, em ângulos que não permitiam enxergar toda a mudança sofrida.

Como acabar com as celulites?

O maior desafio de Adriana foi voltar à pele lisinha de antes, mas sem precisar sofrer demais com dietas restritivas ou malhação pesada. Para isso, apostou em uma alimentação balanceada, muita água e atividades físicas regulares, mas não largou mão de comer doces quando sentia vontade ou faltar na academia em dias de indisposição. O resultado: durante o mesmo tempo que passou no sedentarismo, queimou 6 kg, um a mais do que tinha ganhado.

“(…) nao fiquei escrava de dietas e academia! Com calma e sendo feliz eu ia a academia, me alimentava bem e fui conseguindo fazer meu organismo voltar a funcionar direitinho. E consequentemente melhorei a aparencia das celulites e gorduras localizadas!”, contou na legenda de uma das fotos no Instagram (@santanaadriana).
Exercícios contra celulite

Os exercícios aeróbicos, segundo Adriana, foram os que mais ajudaram a acabar com os furinhos. Ela passou a correr 5 km todos os dias e garantiu que isso ajudou a sumir com a celulite. Além disso, também apostou em um treino para endurecer o bumbum, mas sem loucuras.

“O meu personal passou bastante exercicio p o bumbum tb.. Mas nada de loucuras e excessos de peso! Foi tudo dentro do normal!”, garantiu a famosa, que agora vive com os hábitos saudáveis que lhe deixam com o corpo longe de marcas indesejáveis. “Continuo fazendo atividade fisica, me alimentando bem… So q tb nao deixo de viajar e comer besteirinhas qd quero pq acho q ja temos problemas demais p ainda ter q ficar sofrendo de vontade de comer algo.. Tudo é o equilibrio! Nada em excesso ou em escassez faz bem”.



Por Tribelas

quarta-feira, 25 de junho de 2014 | 17:23 | tópicos: | Veja mais »

Cirurgia na panturrilha deixa perna mais definida

O procedimento já é um dos mais comuns realizados no Brasil

Quem se lembra da ‘Pantera Cor-de-Rosa’ do desenho animado, com sua silhueta magra e longas pernas finas? Pernas finas em uma animação e até em passarelas de moda podem parecer charmosas e elegantes. Mas, na realidade e no Brasil, país conhecido por ter mulheres com corpos mais torneados, as panturrilhas sequinhas não agradam a maioria, que tem preferência por pernas mais grossas.

Mas, mesmo nascendo no Brasil, muitas mulheres não possuem esses atributos desejáveis, e conseguir um corpo torneado nem sempre é fácil! Em muitos dos casos somente a malhação não resolve, por isso seria preciso recorrer a outras soluções. A principal delas é a cirurgia plástica, que pode corrigir pequenas imperfeições do corpo e proporcionar ao paciente o resultado desejado.

Uma das cirurgias mais procuradas é a da panturrilha, indicada para quem quer ter um contorno harmonioso na silhueta da perna, mas que não consegue este feito apenas através de exercício físico.

"Muitas mulheres evitam usar saias e shorts, justamente porque as panturrilhas não são proporcionais ao corpo, mesmo realizando atividades físicas. Hoje, as cirurgias possuem propósitos mais estéticos, uma vez que no passado era indicado apenas para pacientes que possuíam atrofia muscular, como a causada principalmente pela poliomielite”, diz o diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn.

O procedimento é simples e consiste na aplicação de próteses de silicone na parte de trás da canela, o que proporciona um aspecto natural e harmonioso em relação às coxas. Geralmente a anestesia é peridural e a cirurgia leva em torno de duas horas, com tempo de recuperação em torno de cinco dias, e é recomendável o uso de uma meia especial durante um período de aproximadamente trinta dias. Como o corte para introdução da prótese é feito logo abaixo da dobra do joelho, a cicatriz fica praticamente invisível depois de seis meses.

Apesar de ser mais comum entre as mulheres, a intervenção é indicada para todos os gêneros, porque visa o bem-estar do paciente ao fazê-lo se sentir bem consigo mesmo. "É uma cirurgia que atrai homens e mulheres e estimula a autoestima quanto a padrões de beleza. Este tipo de técnica está se popularizando por toda América Latina", declara o diretor.

Como a maior parte das cirurgias possui propósitos estéticos, os convênios médicos não cobrem este tipo de procedimento. Por isso, para aqueles pacientes que desejam fazer este tipo de cirurgia, mas não possuem condições de pagar existem empresas como o Centro Nacional – Cirurgia Plástica, que desenvolve um trabalho de assessoria administrativa, o que inclui financiamento e intermediação entre clínicas e pacientes.



Por Salutre

| 17:20 | tópicos: | Veja mais »

Médicos podem aprender a serem mais empáticos?

Muita gente acredita que a empatia vem do berço. Mas não é bem assim: ela pode ser aprendida, sim

Ser brusco, quando a sensibilidade era necessária; tonar grave uma conversa que poderia ser leve, usar uma “mão pesada” quando a situação exigia um leve toque...
Estamos falando sobre empatia, que é a capacidade de compreender o sentimento ou a reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. A empatia sempre foi considerada um componente essencial na Saúde.

Pesquisas recentes têm mostrado que seus benefícios vão muito além da sala de exames. Maior empatia por parte do médico tem sido associada com menos erros médicos, melhores resultados para os pacientes e pacientes mais satisfeitos. Ela também resulta em menos reclamações de negligência e em médicos mais felizes.
Mas a pergunta essencial é se as pessoas, e, em especial os médicos, podem aprender a serem mais empáticos? Um estudo revela que sim.

No mesmo sentido, uma iniciativa do departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, também reforça essa ideia. O hospital criou uma série de "módulos de formação" em empatia para os médicos. As ferramentas são projetadas para ensinar métodos de reconhecimento de sinais não-verbais e expressões faciais em pacientes, bem como estratégias para lidar com as próprias respostas fisiológicas resultantes de um encontro altamente emocional.

Em uma aula, por exemplo, os médicos participantes do curso assistem a um vídeo de uma interação tensa numa sala de exames, enquanto uma barra lateral gráfica registra a condutância elétrica da pele do paciente e do médico, revelando os pontos incompatíveis e o pico de frustração de cada pessoa. Os médicos também são ensinados a reconhecer, por meio de uma série de imagens, expressões faciais do paciente que expressam raiva, desprezo, felicidade, medo, surpresa, desgosto ou tristeza.

Para testar a eficácia do curso, os organizadores solicitaram aos pacientes dos colegas inscritos no treinamento que avaliassem a empatia de seus médicos, com base na capacidade do profissional em deixá-los relaxados, em suas demonstrações de cuidado e compaixão e na compreensão plena das preocupações do paciente. Metade dos médicos, em seguida, participou de três sessões de treinamento de empatia de uma hora.
Dois meses depois, os pesquisadores pediram a um segundo grupo de pacientes para avaliarem todos os médicos novamente.

Eles descobriram que os médicos que tinham participado do curso de empatia mostraram melhorias significativas em seu comportamento compreensivo. Em comparação com os seus pares, os médicos que passaram pelo curso de empatia interromperam menos seus pacientes, mantiveram melhor contato visual e foram capazes de manter a serenidade, mesmo quando o paciente demonstrava raiva, frustração ou chateação.

As respostas a esta iniciativa até agora têm sido entusiásticas porque este é o primeiro estudo a contar com avaliações de empatia feitas pelos pacientes ao invés da auto-avaliação do médico.
Qualidades que podem ser cultivadas...

As pessoas tendem a acreditar que você nasce ou não com empatia. E tendem a achar que todos os médicos são empáticos. No entanto, isso não é verdade. Empatia pode ser ensinada. Todos podem desenvolvê-la plenamente.

Pense nisso na próxima vez que estiver na frente de um paciente, tome um cuidado extra para se sentar de frente para seus pacientes e não para a tela do computador, para observar a mudança de expressões em seus rostos e tomar nota dos gestos sutis e modulações de voz. O exercício pode ser difícil, em meio à correria da agenda de atendimentos, onde o médico é compelido a fazer o diagnóstico e o plano de tratamento em cinco minutos, mas é recompensador e pode se tornar um forte diferencial competitivo nos dias de hoje.



Por Salutre

| 17:18 | tópicos: | Veja mais »

Vitamina: ‘Milho é um ótimo alimento para o organismo’

Grão é bastante consumido no período junino, mas é preciso moderação

O São João é uma das festas mais esperadas pelos nordestinos. É um período de muita animação, shows e o momento de se deliciar nas maravilhas da culinária típica da época. Milho, canjica, pamonha, curau, batata doce, macaxeira, pipoca e amendoim. A lista é grande, mas será que todos esses itens podem ser consumidos à vontade?

A vedete dos pratos juninos é o milho, e ele é sim um ótimo aliado da saúde, como explica a nutricionista do Hapvida Saúde, Paula Trigueiro. “O milho é um ótimo alimento para o nosso organismo, ele é rico em minerais e possui vitaminas A e C, além de ser uma ótima fonte de fibras.”

Outro alimento que também é uma boa pedida para quem quer aproveitar as festas sem se esquecer da alimentação saudável é a batata doce. Já conhecida dos adeptos das academias, além de fornecer energia e facilitar o ganho de massa muscular, ela é uma excelente fonte de ferro, potássio e vitaminas A, C e E. “A batata doce também é muito importante para os diabéticos, ela controla a glicemia, pois absorve a glicose mais lentamente”, lembra ainda a especialista do Hapvida Saúde.

Mas nem tudo está liberado. A palavra-chave, segundo Paula Trigueiro, é moderação. Apesar do milho ser benéfico, os pratos feitos com ele podem não ser tão saudáveis. “Quando essas comidas são preparadas, há a adição de açúcar e gordura, como queijos, leite condensado, entre outros”, ressalta a nutricionista. Tudo isso acrescenta calorias e, em longo prazo, pode proporcionar ganho de peso, problemas no coração, arterosclerose, entre outros.

Alimentos que também têm seus pontos positivos, mas, se não forem consumidos com moderação, podem acarretar o ganho de peso são o amendoim e a castanha. “Ambos possuem gorduras boas, mas eles são bastante calóricos. Para se ter uma ideia, 100g de amendoim possui 500 calorias. Então, é preciso prestar atenção para não extrapolar a quantidade diária ideal”, recomenda a nutricionista.

Mas isso não significa que seja necessário abdicar de todas essas delícias de São João. Paula Trigueiro dá dicas para tornar as receitas mais saudáveis. De acordo com as orientações da especialista, é possível fazer a substituição de ingredientes, como trocar o leite integral pelo desnatado, utilizar o leite de coco e optar por um açúcar mais benéfico.




Por Tribuna Hoje

| 17:16 | tópicos: | Veja mais »

Shows do São João de Maceió levam multidão a Jaraguá

Festa chega ao sexto dia com clima animado e descontraído

O circuito de shows da Festa de São João, em Maceió, chegou nesta terça-feira (24) ao seu sexto dia. Se em cima do palco os artistas animaram a plateia, nos bastidores, eles relembraram histórias curiosas e o que viveram na capital alagoana. Uma das atrações da noite, o cantor Edson Duarte, que já passou por vários países da Europa levando o som do forró nordestino, contou um pouco de sua vida.

“Venho de uma família de 24 irmãos. Minha mãe ficou grávida oito vezes de gêmeos. Eu nasci pré-maturo no Dia de Finados e tinha uma irmã gêmea, que não resistiu. Tenho 40 anos de carreira, sou analfabeto, consegui viver da música e hoje abri a Festa de São João no dia dele em Maceió”, relatou o alagoano de Palmeira dos Índios sobre sua trajetória de superação.


Conhecida como a Rainha do Forró, a cantora cearense Eliane disse que é sempre um prazer voltar para à capital alagoana, lugar responsável por mudanças em sua carreira. Após se apresentar em programas nacionais, como o Chacrinha, Eliane emplacou sucessos e fez parte da trilha sonora da novela Mico Preto, da Rede Globo.

“Depois de muitos convites comecei a me apresentar em boates, em Maceió, algo que não tinha feito antes, pois só cantava em lugares abertos. Hoje, tenho esse diferencial de fazer shows intimistas graças a esta cidade”, disse.

Já a dupla Raphael e Gabriel foi responsável por levar um toque sertanejo ao evento. Embora não sejam alagoanos, os cantores comentam que tocar em Maceió é o mesmo do que sentir-se em casa. “Sempre falamos que moramos nessa cidade e todos comentam o quanto aqui é lindo”, contou Raphael. Para Gabriel, trazer um gênero diferenciado à festa de São João “é promover uma interação de ritmos que só resulta na animação do público”.

Com um terno amarelo e cabelos compridos, o cantor de São José da Laje, Cláudio Rios, comentou que se apresentar na capital significa o reconhecimento do sucesso profissional. “As pessoas daqui gostaram do meu trabalho, pediram minhas músicas nas rádios e só tenho a agradecer. Subi ao palco como se fosse a primeira e a última vez. Entrei querendo agradar e sai querendo deixar saudades”.


Enquanto isso, na Arena Pé de Serra, a animação ficou por conta de Alan Paulo do Acordeon, Dolla do Acordeon e Djair e o Trio Forró Pé de Serra. Na oportunidade, o secretário municipal de Comunicação, Clayton Santos, convidou a todos para os próximos dias de festa, que irá até o próximo domingo, 29 de junho.

“Esse evento retoma a tradição da Festa de São João em Maceió. Valorizamos o forró com nomes locais e nacionais e reacendemos essa cultura na capital”, destacou. Hoje (25), estarão no palco principal o Arrastapé do Bora Bora, Xameguinho, Limão com Mel e Face Nova. Na Arena Pé de Serra, as atrações serão: Projeto Papel no Varal – especial de São João, Rogério Nicário, Milla do Acordeon e Djair do Acordeon.

A festa, que tem como tema “São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró” inicia às 20h, no Estacionamento do Jaraguá.



Por Tribuna Hoje

| 17:14 | tópicos: | Veja mais »

Girau se consagra mais uma vez com o “Casamento do Matuto”

Evento virou um marco na região do Agreste

Mais uma vez a irreverência dos festejos juninos se fez presente pelas ruas da cidade de Girau do Ponciano, na última segunda-feira, durante a II edição do “Casamento do Matuto Forte e Abençoado”.

O evento que virou um marco na região do Agreste, sobretudo pela tradição de toda véspera de São João reunir gente de toda parte, contou esse ano, com cerca de seis mil pessoas, segundo seus organizadores; que esperavam mais participantes, o que certamente não ocorreu, pelo fato da Seleção Brasileira ter jogado naquela tarde contra a Seleção de Camarões, pela Copa do Mundo 2014.

“O tradicional cortejo percorreu as principais ruas da cidade, contando com a beleza e alegria de amazonas e cavaleiros vestidos com trajes juninos, caminhões com reboques enfeitados, carroças decoradas de forma irreverente dos mais variados temas que concorrem entre si; para o prêmio de carroça mais original e animada. Esse evento além de proporcionar lazer e diversão aos participantes visa preservar e divulgar a cultura nordestina fortemente enriquecida e bastante representativa para as famílias girauenses” comentou o Chefe de Gabinete, José Aurélio, ressaltando o empenho da Prefeitura que junto com a Secretaria de Cultura e Turismo, fez o possível para que tudo transcorresse com alegria, segurança e muita paz.

“A festa foi muito bonita. Também é motivo de alegria para mim, como gestor do município, notar que nossas tradições culturais estão sendo resgatadas; tratadas com o devido respeito e recebendo a valorização necessária para o desempenho de suas atividades; fatores que promovem o crescimento cultural do nosso povo”, disse entusiasmado o prefeito Fabinho Aurélio, acreditando que Girau do Ponciano é hoje detentor do maior Casamento do Matuto em Alagoas.

O concurso do Casamento do Matuto contou com mais de 20 carroças participantes, onde todas foram premiadas com kits do grupo Coringa. Já as quatro primeiras colocadas, eleitas pela comissão julgadora; seguindo os critérios de: originalidade, animação, organização e identidade, receberam premiação em dinheiro.

À noite teve um grande show em praça pública com as bandas: Sandro Oliver, Cheias de Charme e A Forrozada, onde lá uma multidão de pessoas se divertiu no melhor e mais seguro festejo junino da região, segundo informou seus organizadores.



Por Tribuna Hoje

| 17:07 | tópicos: | Veja mais »

Eduardo Tavares critica predomínio do “crime de mando” na política alagoana

O vice-prefeito e fundador do PSDB no município de Viçosa, Manoel Passos (PSDB), confirmou que a sigla está conversando com outros partidos em busca de adesões.

O procurador de Justiça Eduardo Tavares, pré-candidato ao Governo de Alagoas pelo PSDB, fez no último sábado (21) um discurso em que criticou duramente o “jeito velho de fazer política”. Segundo ele, se o povo alagoano não der continuidade a essa “política do bem” que está em marcha “corre o risco de ver Alagoas retroceder para um tempo que ninguém quer mais, um tempo em que o Estado era loteado e predominava na política a cultura do crime de mando”.

Tavares participou de um evento na cidade de Chã Preta, Zona da Mata, para comemorar os 20 anos de PSDB no município e, durante fala de cerca de vinte minutos, reforçou ainda que é preciso focar na área social e na transformação de Alagoas em um estado produtor de riquezas. “Nós temos que ter educação de qualidade, investindo em escolas de tempo integral, sem esquecer que temos que transformar essa região em um destino turístico, produzindo emprego e renda. Precisamos transformar o sertão numa região produtiva”.

Já o anfitrião do evento e prefeito de Chã Preta, Audálio Vasconcelos (PSDB), alertou a oposição de que o partido está unido em torno da candidatura de Tavares ao Palácio República dos Palmares. “A campanha ainda não começou, mas, quando o sinal de partida for dado, nós entraremos em campo para mostrar serviço. Porque o povo não aguenta mais os políticos que estão por aí rasgando promessas. O povo quer ver serviço prestado, e isso o Eduardo tem para mostrar do período em que esteve à frente da Secretaria de Defesa Social e do Ministério Público (MP)”, disparou.

Também presente no encontro, o vice-prefeito e fundador do PSDB no município de Viçosa, Manoel Passos (PSDB), confirmou que a sigla está conversando com outros partidos em busca de adesões. “Estamos unidos e fortes para dar continuidade ao trabalho de respeito, progresso e, sobretudo, credibilidade do estado diante da União. E, para isso, o Eduardo Tavares é nome ideal”.

Acrescentando que o pré-candidato não tem envolvimento nenhum com escândalos políticos, tem o nome limpo e, devido a sua história no MP, tem credibilidade onde chega. “Ele é um ET, extraterrestre, que veio para suprir as necessidades que os terrestre não conseguem dar conta”, declarou.




Por CM

| 17:01 | tópicos: | Veja mais »

Convenção do PT/AL deverá confirmar apoio à candidatura de Renan Filho

Partido definirá os nomes que disputarão as vagas no Legislativo na próxima segunda-feira

O diretório regional do Partido dos Trabalhadores (PT) de Alagoas realizará, na segunda-feira (30), a convenção partidária que definirá os postulantes às vagas no Poder Legislativo, tanto estadual quanto federal. Segunda a assessoria de imprensa da sigla, os petistas também definirão a chapa às eleições majoritárias, cujo apoio deve ser confirmado à candidatura de Renan Filho (PMDB/AL).

Os deputados estaduais Ronaldo Medeiros, Judson Cabral e Marquinhos Madeira são candidatos à reeleição e o presidente do partido, deputado federal Paulão, deverá ter o nome confirmado para o pleito a uma vaga Câmara dos Deputados. A assessoria acrescenta que mais de 20 filiados submeterão seus nomes à apreciação dos convencionais, no intuito de concorrer à Assembleia Legislativa.

“Estamos em sintonia com o PT nacional, visando à reeleição da presidenta da República. Em Alagoas vamos ter palanque com aliados importantes para a candidatura de Dilma e para ampliar a representatividade no Poder Legislativo”, disse o deputado Paulão.

A convenção acontecerá das 09 às 17 horas, na sede do PT, no bairro da Cambona.




Por CM

| 16:58 | tópicos: | Veja mais »

Régis diz que Campos não pediu a saída do PSB da disputa pelo Senado

Presidente do PPS afasta a possibilidade de rompimento e exalta o nome de Omar para o Senado. Mas critica falta de diálogo sobre mudanças

O anúncio de que haverá uma “convenção retificadora” no Partido Popular Socialista (PPS) teria levado apreensão à base de apoio ao nome do senador Benedito de Lira (PP) para a disputa pelo governo do Estado. O motivo de o PPS jogar dúvidas sobre a permanência ou não no projeto do PP foi a falta de debate e transparência sobre a recolocação de Alexandre Toledo (PSB) na chapa, retirado da disputa pelo mandato de senador para figurar como vice de Biu de Lira.

O presidente do PPS, Régis Cavalcante, afirma que o fator decisivo para a mudança foi favorecer o ingresso do Democratas (DEM) na coligação, com o oferecimento da vaga do Senado a Omar Coelho.

Entrevistado pelo blog no final da manhã desta quarta-feira (25), Régis deixou transparecer que o PPS não engoliu a versão de que o presidenciável Eduardo Campos (PSB) quis evitar – a pedido de Marina Silva – o embate de seu partido com a candidata Heloísa Helena (PSOL) na disputa pelo Senado.

“Já houve tratativas e parece que o Omar vai ser o candidato [a senador]. A forma como colocaram, que era uma questão do Eduardo... Mas não foi do Eduardo. Era uma coisa que estava sendo ampliada a frente com os Democratas, né?”, disse Régis, antes de complementar: “Na verdade, eles foram comunicar ao Eduardo, né? Na verdade, como essa coisa correu rapidamente, nós cobramos é que essas coisas ficassem o mais transparente possível, para que se evitassem curtos-circuitos. Mas, se o indicativo era esse, da vinda do Omar para senador, não há nenhuma dificuldade”.

Apesar da crítica à falta de transparência e diálogo no processo que resultou na abertura da vaga de senador, Régis avalia que a chegada do DEM acrescenta e fortalece a frente de Biu de Lira. “O que estávamos colocando é que precisávamos ter um nome que somasse. E o nome dele soma. E só reforça o projeto. Não tenho nada contra. Não perseguimos essas coisas. Colocamos essas questões para reforçar cada vez mais o projeto político dessa aliança”, analisou o presidente do PPS.

Sem espaço para rompimento com Biu de Lira

No material de divulgação do PPS Régis informava, no sábado (21), que “se permanecer na coligação do candidato ao governo do PP, Benedito de Lira, reivindica a vaga ao senado para o PPS”. Uma questão superada, de acordo com a conjuntura atual narrada pelo presidente do PPS, que afasta a possibilidade de rompimento.

“Estamos lá na aliança com Biu. E a questão é que com a mudança de senador nós apenas declaramos que o PPS vai fazer o que outros partidos vão ter de fazer: uma retificação. Porque na ata você anuncia que apoia o senador do PSB. Mas não fizemos nenhuma declaração de rompimento. Até porque o que estamos colocando é que, como essas coisas estão acontecendo rapidamente, tínhamos previsto a possibilidade de retificação”, afirmou Régis.

O ex-secretário da Pesca e Aquicultura do governo estadual reafirmou que disputará uma das nove vagas na Câmara Federal. E não enxerga a possibilidade de recompor a aliança com o PSDB do governador Teotonio Vilela Filho, que defende o nome do procurador de Justiça Eduardo Tavares para o governo. Mas lembra que foi justamente a falta de diálogo para a escolha de do candidato ET do PSDB que resultou no esvaziamento da chapa tucana, que hoje só conta com o PRB e PSDB.

“Com relação ao governador, temos um bom diálogo. Achamos apenas que o encaminhamento político dele foi equivocado. As informações que tenho é de que cada vez mais se consolida a frente do Biu para governador, com a ampliação dos Democratas. Está se evidenciando o que se imaginava desde o início, que os PSDB tem cada vez mais dificuldade de formação de chapa e perspectiva eleitoral com um isolamento que inviabiliza o partido. Quais são os partidos que estão lá? Quando tem diálogo é que se tem uma caracterização do que é viável eleitoralmente”, concluiu Régis.



Por CM

| 16:56 | tópicos: | Veja mais »

PTB Nacional decide Apoiar Aécio, Mas Collor está no palanque de Dilma!

O presidente do PTB, Benito Gama, informou neste sábado (21) ao G1 que vai anunciar o apoio do partido à candidatura do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. A decisão do PTB é uma baixa para a campanha da presidente Dilma Rousseff, que contava com o partido na coligação encabeçada pela petista.

Gama disse ainda que vai anunciar o apoio a Aécio em reunião do partido ainda neste sábado, em Salvador. O posição, no entanto, será tornada oficial apenas em convenão nacional do PTB, que vai ser realizada na semana que vem

De acordo com o presidente da sigla, o principal motivo para o rompimento com o PT foi o desacordo nas coligações para as disputas eleitorais nos estados. "Alianças estaduais estavam com muitas dificuldades. Então fica complicado, estavam em risco as eleições dos deputados e senadores do nosso partido [...] E conversei com os convencionais do PTB, a maioria é pró-Aécio", afirmou Gama.


O presidente do partido afirmou que decidiu anunciar o apoio a Aécio antes da convenção do PTB para avisar o governo com antecedência e não ser "deselegante" com a presidente Dilma. Gama disse que comunicou a posição do partido ao ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, que, segundo o dirigiente petebista, ficou "surpreso" com a decisão.
Uma demonstração de que o PTB deixaria a aliança com o PT foi dada nesta sexta-feira (20), quando o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Luiz Rondon, deixou o cargo à disposição do governo



DOR DE CABEÇA PARA COLLOR


Com a decisão do partido a nível nacional, gera um verdadeiro '' samba do críolo doído '', pois há um senador e candidato ao governo do nordeste que já declararam votar em Dilma e são fiéis a reeleição da presidenta. O Senador Fernando Collor ( Alagoas) e candidato ao governo de Pernambuco Armando Monteiro.

No entanto, o acordo acaba repercutindo na eleição de Alagoas, onde o candidato do PTB a reeleição senador Fernando Collor, que inclusive já declarou votar na reeleição de Dilma Rousseff, não poderá usar na campanha a imagem de Lula e Dilma .




Por redação com G1

sábado, 21 de junho de 2014 | 11:27 | tópicos: | Veja mais »

Marina indica Alexandre Toledo como Vice de Biu para dar espaço a Heloisa

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) homologou a candidatura do senador Benedito de Lira ao governo do Estado e do deputado federal Alexandre Toledo à vice, em convenção realizada na manhã deste sábado (21), na sede do PSB, no Centro de Maceió. A solenidade contou com a presença do presidente nacional do PSB e candidato à presidência da República, Eduardo Campos.

Anunciado o nome do vice, Benedito de Lira destacou a parceria de Toledo como companheiro de chapa. “O entendimento da convenção do PSB nacional e local foi de que o Alexandre Toledo deveria estar mais próximo de Alagoas, como candidato a vice-governador. Assim, gostaria de reafirmar o nosso compromisso com a população alagoana. Toledo será meu companheiro de chapa nessa caminhada vitoriosa e juntos nós vamos melhorar Alagoas”, anunciou Biu de Lira.

Em seu discurso, Lira destacou que tem como prioridade o investimento na educação, saúde e segurança pública. “Educação, saúde pública e segurança vão ser ações diárias permanentes devido à sua importância e necessidade. Nós precisamos reduzir essa violência. Precisamos formar o jovem para o mercado de trabalho e incentivar a formação técnica, tirando crianças e adolescentes das ruas e oferecendo mais segurança”, destacou Benedito de Lira.

O deputado Alexandre Toledo ressaltou o compromisso com o estado de Alagoas. “Eu não estou em busca de vaidade por cargo, mas estou aqui para melhorar Alagoas. Estou aqui porque eu acredito na política como instrumento transformador”, disse Toledo.

Otimista com a campanha, a presidente do PSB, Katia Born falou sobre coragem para seguir com os trabalhos. “O estado de Alagoas vai ver o que é uma campanha do povo. Nós não vamos nos deixar intimidar e não vamos ter medo. Juntos, nós vamos ganhar a eleição”, comemorou.

Ainda de acordo com Born, o PSB tem 16 nomes para o cargo de deputado estadual e três para deputado federal. “Antes, tínhamos quatro nomes para concorrer a deputado federal, mas o Silvano Barbosa desistiu. Por isso, nós estamos trabalhando com outros nomes. O partido respeita a decisão dele”, finalizou.



E PRA O SENADO?

Bom, para o senado abriu-se uma lacuna e ninguém mais falou sobre o assunto. Por que?

A indicação de que Toledo vire o Vice, seria da pré candidata a vice de Campos, Marina Silva para beneficiar sua correligionária em Alagoas, a vereadora Heloisa Helena (Psol)pré-candidata ao Senado.

Com isso apesar de não está coligada, Heloisa Helena será a beneficiada pela sua fiél amiga.







Por redação com Cada Minuto

| 10:51 | tópicos: | Veja mais »

Collor provoca Lyra que reivida

Ambos colegas de chapa trocaram farpas na oficialização de candidaturas da Frente de Oposição

Um assunto bastante comentado em sites e blog´s de notícias é o discurso do empresário e deputado federal João Lyra (PSD) durante a oficialização das candidaturas de: Renan Filho (PMDB) ao governo, Luciano Barbosa (PMDB) vice e Fernando Collor (PTB) a reeleição no senado.

O industrial não poupou e nem deixou papas na língua proferiu um discurso que deixou a todos os seus novos companheiros no mínimo constrangidos.

João Lyra (PSD) que antes fazia parte da chapa na qual o senador Benedito de Lira(PP) é candidato ao governo do estado foi obrigado pela executiva nacional do seus partido a migrar para a Frente de Oposição, ou seja, ele teve que '' se abraçar com o diabo '' termo no qual o mesmo usou quando estava no palanque de Biu quando se referia a aliança com o palanque no qual ocupa hoje.

Em seu discurso João Lyra mesmo exaltando e tecendo elogios a Renan pai e Renan filho deixou insatisfeitos seus companheiros de palanque ao classificá-los como: '' Elite da sociedade Alagoana '' , Collor não se aguentou e cochichou com Renan Filho e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) '' Ele está fazendo tudo errado ''.

Em um dos poucos momentos que empolgou os integrantes de seu novo palanque, foi quando João Lyra elogiou os presentes e atacou seu também ex-novo aliado, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

“Não tem governo. É um governo que, acima de tudo, peca numa coisa talvez mais grave na vida de um sujeito, que é ser covarde. É um governo de covardia, o governo que tem aí. Não faz nada, absolutamente nada em benefício de ninguém. Agora, anda muito bem de motocicleta, vai beber e outras coisas mais. Não quero aqui entrar nesses detalhes, porque são detalhes mínimos. O que nosso Estado precisa é de alguém forte, Renan [Filho], alguém que bata à mesa e diga: ‘É assim! Tem que ser feito dessa forma’. Acredito muito em você nesse aspecto. Alagoas é um sacrifício. Vivo no meu escritório cercado por vândalos que querem toda hora perseguir, fazer isso e aquilo. E não posso apelar ao governo. O mínimo que pode acontecer é o governo se avacalhar e virar vândalo também”, condenou o deputado João Lyra.

Depois de o deputado sugerir que o governo poderia se avacalhar, o senador Fernando Collor resolveu ironizar e perguntou a João Lyra: “Onde você aprendeu a discursar?”. O deputado não ouviu direito, e perguntou: “O quê?”. E Collor: “Onde é que você aprendeu a falar assim?”. E João Lyra reagiu de uma forma que desagradou o senador. Disse que talvez Collor não vivesse a realidade de Alagoas.

“Mas é isso, Fernando! Não tenho o mínimo de medo de nada. Mas há hoje uma esperança que é o Renanzinho, que junto com o pai poderá fazer muito por este Estado. Alagoas é bom, generoso, tem gente boa e gente que não sabe trabalhar.

Mas, no entanto, só tem sido aproveitado o que não presta e o que não sabe trabalhar. Isso é o Estado de Alagoas, Fernando, hoje.

Talvez você não esteja vivendo muito o Estado de Alagoas, hoje, para ver a miséria que está. Vivo numa constante guerra, enfrentando esse pessoal, enfrentando gente que vai para lá querendo fazer isso e aquilo, a mando de um governo inteiramente sem condições, sem capacidade e sem estrutura nenhuma. E é esse governador que está aí.

Digo na cara dele. Se ele aqui estivesse sentado, eu diria. A maioria do povo queria ter a alegria de estar neste microfone para poder dizer”, afirmou João Lyra, antes de ter seu discurso interrompido por mais uma leva de aplausos insistentes.

A Collor restou reagir de olhos arregalados à afirmação de que não estaria vivendo a realidade de Alagoas: “Olhe! Olhe que eu tô!”, exclamou.


João Lyra arrancou o humor de todos como a maioria das vezes em seus discursos. O mesmo é alvo de piadas, porém isso não queira dizer que o mesmo não tenha a razão em seu discurso!




Por redação

sexta-feira, 20 de junho de 2014 | 12:53 | tópicos: | Veja mais »

O que acontece com seu corpo quando você não dorme o suficiente

Problemas vão desde aumento do apetite, mau humor, exposição maior a resfriados e até riscos de AVC e obesidade
Quem não dorme bem se dá mal. Dormir menos que o necessário pode prejudicar você dos pés à cabeça. De fato, um estudo publicado no ano passado mostrou que uma semana apenas passada dormindo menos de seis horas por noite resultou em modificações em mais de 700 genes. É alarmante. Veja abaixo a verdade assustadora do que pode acontecer com seu corpo quando você dorme menos do que necessita, começando já na primeira noite.

Depois de uma noite mal dormida, você...
Sente mais fome e tende a comer mais. Estudos vincularam a privação de sono no curto prazo à tendência de comer porções maiores, uma preferência por alimentos de alto teor calórico e a mais carboidratos, e uma propensão maior por escolher alimentos pouco saudáveis ao fazer supermercado.

Tem tendência maior a sofrer acidentes. Seis horas ou menos de sono por noite triplicam o risco de acidentes ligados à sonolência na direção de veículos, segundo a Drowsydriving.org, da National Sleep Foundation. E, segundo pesquisas da Universidade Manchester Metropolitan, basta uma noite maldormida para afetar a coordenação olho-direção do condutor. A privação de sono pode deixar você mais desajeitado de modo geral, na direção de um veículo ou em qualquer outra situação,informa a Prevention.

Não estará com sua melhor aparência, nem com o melhor humor. A ideia de que dormir bem favorece a beleza tem fundamento. Um pequeno estudo publicado no ano passado no periódico “SLEEP” diz que os participantes de um estudo que tiveram sono incompleto foram vistos como menos atraentes e mais tristes, como relatou o HuffPost na época. Um estudo diferente do Medical Institutet Karolinska, de Estocolmo, Suécia, concluiu que as pessoas exaustas são vistas como menos fáceis de ser abordadas. E o problema só se agrava com o tempo: cientistas vinculam a privação crônica de sono ao envelhecimento da pele.

Terá mais chances de contrair um resfriado. O repouso satisfatório é uma das bases de um sistema imunológico saudável. De fato, um estudo da Universidade Carnegie Mellon constatou que dormir menos de sete horas por noite resulta em risco três vezes maior de contrair resfriado. E a clínica Mayo explica:

“Durante o sono, o sistema imunológico libera proteínas chamadas citocinas, algumas das quais ajudam a promover o sono. Certas citocinas precisam aumentar quando você tem uma infecção ou inflamação ou quando sofre estresse. A privação do sono pode reduzir a produção dessas citocinas protetoras. Além disso, os níveis dos anticorpos e células que combatem infecções caem nos períodos em que você não dorme o suficiente.”

Perde tecido cerebral. Um pequeno estudo recente realizado com 15 homens e publicado no periódico “SLEEP” concluiu que uma noite apenas de sono insuficiente já está ligado a sinais de perda de tecido cerebral, o que é medido pelos níveis presentes no sangue de duas moléculas

cerebrais cujo nível geralmente sobe após lesões cerebrais.

Tem mais chances de perder o controle emocional. Um estudo de 2007 de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Escola de Medicina de Harvard usou ressonâncias magnéticas para mostrar que, após a privação de sono, os centros emocionais do cérebro estavam mais de 60% mais reativos. “É quase como se, sem ter dormido o suficiente, o cérebro tivesse revertido para padrões de atividade mais primitivos, na medida em que era incapaz de contextualizar as experiências emocionais e produzir reações controladas e apropriadas”, disse em comunicado o autor sênior do estudo, Matthew Walker, diretor do Laboratório de Sono e Neuroimageamento da UC em Berkeley, Matthew Walker. Emocionalmente falando, você fica em desvantagem.”

Ficará menos focado e terá problemas de memória. Estar exausto prejudica sua concentração e pode deixá-lo mais esquecido (não surpreende que você se confunda e não saiba onde deixou o celular, após uma noite maldormida). Para agravar o problema, acredita-se que o sono está envolvido no processo de consolidação da memória, de acordo com Harvard --o que significa que dormir menos que o necessário pode dificultar o aprendizado e a memorização de informações novas.

Após algum tempo dormindo menos que o necessário...
Seu risco de sofrer um AVC é multiplicado por quatro. Pesquisas apresentadas na conferência SLEEP 2012 sugeriram que dormir menos de seis horas por noite pode multiplicar o risco de AVC de pessoas de meia-idade e mais velhas. “As pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm risco quatro vezes maior de apresentar esses sintomas de derrame cerebral que suas contrapartes de peso normal que dormem sete ou oito horas por noite”, disse ao HuffPost na época a pesquisadora Megan Ruiter, da Universidade do Alabama em Birmingham, que participou do estudo.

O risco de obesidade cresce muito. Não apenas a perda de sono de curto prazo pode levar ao consumo calórico aumentado, como múltiplos estudos já apontaram para um vínculo entre privação crônica do sono e aumento do risco de obesidade no longo prazo. Uma revisão de pesquisas feita em 2012 pela Universidade Penn State, por exemplo, constatou que dormir menos de seis horas por noite está ligado a mudanças nos níveis dos hormônios grelina e leptina, reguladores do apetite.

Outro estudo de 2012 publicado no “American Journal of Human Biology” mostrou que sono insuficiente está vinculado a mudanças na regulação do apetite, podendo levar as pessoas a comer mais. E ainda outro estudo, este da University of Pennsylvania, constatou que os participantes do estudo que foram impedidos de dormir o suficiente durante cinco noites seguidas ganharam cerca de um quilo de peso, possivelmente por comerem “lanchinhos” tarde da noite.

O risco de alguns tipos de câncer pode subir. Um estudo realizado com 1.240 pacientes submetidos a colonoscopias constatou que aqueles que dormiam menos de seis horas por noite apresentaram aumento de 50% no risco de adenomas colorretais, que podem tornar-se malignos com o tempo. Outro estudo de 2012 identificou um vínculo possível entre sono e cânceres de mama agressivos. Cientistas já sugeriram também uma correlação entre apneia do sono e o aumento do risco de câncer de qualquer tipo.




Por Salutre

| 01:13 | tópicos: | Veja mais »

últimas notícias