Dia do Trabalho: saiba como surgiu o feriado do dia 1º de maio

O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalho um dia de folga.

A data surgiu em 1886, quando trabalhadores americanos fizeram uma paralisação no dia primeiro de maio para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.

Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado. No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.

Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalho.




Um Feliz dia do Trabalhador para todos!




Blog de Igor

quarta-feira, 30 de abril de 2014 | 21:26 | tópicos: | Veja mais »

HOMEM TRANSTORNADO ARRANCA OS PRÓPRIOS TESTÍCULOS NO MEIO DA RUA EM PARNAMIRIM/RN

Noticia sobre o homem que arrancou seus testiculos circula por diversos veículos de comunicação na internet

Um fato chocou moradores do bairro Bela Vista, na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, na manhã desta terça-feira (29). Um homem, não identificado, sentou nu na calçada e demonstrando estar transtornado, decepou os próprios testículos. Populares assustados com a cena chamaram a Polícia Militar (PM), que socorreu o homem para o hospital da cidade.

De acordo com os policiais, o homem demonstrava estar sob efeito de algum tipo de droga. Não há informações sobre o seu estado de saúde.



Por Bocão News

| 09:19 | tópicos: | Veja mais »

PSC lança Mano Gomes de Barros para deputado estadual e faz aliança com PMDB

A entrada de Mano é a certeza da desistência do tucano Nelito Gomes de Barros para tentar a reeleição.

O presidente estadual do PSC em Alagoas, economista Marcos Calheiros confirmou que no tocante a eleição majroitária, "o seu partido tem uma aliança com o senador Renan Calheiros", portanto, "estaremos juntos apoiando o seu candidato a sucessor do tucano Teotônio Vilela."

Com a primeira desistência de concorrer a reeleição do deputado tucano Nelito Gomes de Barros, disse Calheiros que o PSC tem a honra de registrar a candidatura do ex-governador Manoel Gomes de Barros em substituição ao Nelito.

Trata-se de um político que é uma liderança na zona da mata de Alagoas, onde foi prefeito de União dos Palmares e como deputado estadual chegou a ser presidente da Assembleia legislativa, tal como aconteceu com o seu pai, dr. Antonio Gomes de Barros, destacou o presidente do PSC.

Além de Mano, disse Marcos Calheiros o PSC vai apresentar a reeleição de Thaíse Guedes e outra novidade será a primeira dama de Viçosa, Ana Paula Calazans Tôrres, esposa do prefeito Flaubert Tôrres(PSL).

Calheiros disse que o PSC iniciou os entendimentos com os demais partidos para fechar a aliança proporcional. Em breve, ele anuncia como ficará a composição da aliança, já que vamos entrar nessa luta para fortalecer a bancada que dará sustentação ao PMDB.

Por sua vez, no último encontro entre as lideranças dos dois partidos, o senador Renan Calheiros defendeu uma aliança com o PSC na proporcional.



Por Cada Minuto

| 09:14 | tópicos: | Veja mais »

"Volta, Lula”; mas Dilma é candidata com ou sem apoio da base

Alvo de intensa pancadaria da oposição e dos meios de comunicação, cada vez mais o “volta, Lula” cresce. Porém, ao que parece, não terá resultado e Dilma Rousseff vai mesmo concorrer à reeleição.


Alguns relatos identificam com muita clareza que a presidente vai pra reeleição mesmo caindo nas pesquisas que lhe dariam a vitória no primeiro turno.


Durante um jantar com jornalistas esportivos na segunda-feira (28), a presidente falou sobre a Copa e política: "Ninguém vai conseguir me separar do Lula ou ele de mim. Sei da lealdade dele, e ele, da minha. Isso não me pega".


E nesta manhã (30), em entrevistas a rádios de Salvador, Dilma foi firme e enigmática ao dizer que espera ter o apoio de sua base aliada. Entretanto, caso não ocorra, segue adiante. “Não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existem outras explicações” revelou.


Leia, abaixo:


Brasil247 - A presidente Dilma Rousseff voltou a dizer que não teme e que acha "natural" o movimento 'volta, Lula', entoado, sobretudo, por aliados 'insatisfeitos' no Congresso. Em entrevista aos jornalistas Levi Vasconcelos e Mário Kertész, das rádios Tudo FM e Metrópole, respectivamente, nesta quarta-feira, Dilma se mostrou otimista sobre sua candidatura de reeleição e disse que espera ter apoio de sua base.


"[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existem outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar".


Em resposta a Mário Kertész, Dilma afirmou que gosta de sua função. "Eu gosto [de ser presidenta], sabe por quê? Porque vamos fechar este ano com mais 750 mil cisternas construídas no Semiárido. Com as cisternas construídas no governo do ex-presidente Lula e no meu, vamos chegar a 1,1 milhão de unidade. Isso me faz gostar muito de ser presidenta".


A presidente também comentou sobre a questão da segurança pública, questionada por Levi Vasconcelos como 'pedra no seu sapato', e citou como exemplo da questão as recentes greves da Polícia Militar da Bahia (2012 e 2014).


"Nós temos feito em todas as circunstâncias parcerias com todos os estados. [Na greve da Polícia Militar na Bahia] nós colocamos todas as forças federais à disposição. Temos políticas sistemáticas do ponto de vista das atribuições do governo federal".
Dilma também falou sobre as manifestações que registraram casos de vandalismo ou de crimes. Ela defendeu que os governos não podem permitir atos que coloque em risco a população.


"Temos um programa em cooperação com as polícias de inteligência. Uma parte do que nós podemos ajudar muito é na inteligência. Temos que ter tolerância zero [com manifestações violentas]. Não podemos tolerar que qualquer grupo ao fazer greve permita a morte de pessoas, isso não é admissível. Também faz parte de um projeto de conscientização da sociedade", afirmou.




Por Cada Minuto

| 09:11 | tópicos: | Veja mais »

Lula promete engajar na campanha do novo xodó do PT em Alagoas:Rosiana Beltrão

É bom lembrar que ela entrou no PT como ficha abonada pelo ex-presidente Lula

O novo xodó do PT nacional em Alagoas é a neo-petista Rosiana Beltrão que tem como madrinha na sua candidatura a presidente Dilma Rousseff,inclusive gostaria de vê-la na Câmara dos Deputados.

Entretanto, Rosiana prefere um vôo mais curto, indo disputar com ampla chance de ser o carro-chefe do PT uma cadeira na Assembleia Legislativa. Será assim a segunda mulher a conquistar um assento na casa Tavares Bastos. A outra foi a enfermeira Heloisa Helena que antes deixar o PT foi vice-prefeita de Ronaldo Lessa e senadora por 8 anos.

E se patente demonstrar força política, Rosiana Beltrão terá com exclusividade para a sua campanha em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa, apenas o ex-presidente Lula que lhe admira desde de tempo que ela era presidente da AMA e prefeita de Feliz Deserto pelo PMDB.

Lula que sempre andou afastado da política em Alagoas, acaba de telefonar na segunda-feira(29) para Rosiana Beltrão,anunciando que será questão de honra fazer dela deputada estadual.

Com isso, descarta a possibilidade dela ser a companheira de chapa do federal Renan Filho. E também, demonstra que o PT se encontra fora dessa cogitação.

A filiação de Rosiana

A ficha de filiação foi abonada em Salvador, pelo ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que tratou a ex-prefeita como “uma grande guerreira que junta-se ao partido para reforçar o time”. O ex-ministro Luiz Dulce da executiva do PT nacional também participou da cerimônia.

Ex-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos e ex-prefeita do município de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão sempre foi uma apoiadora das ações e campanhas do Partido dos Trabalhadores. “Estou muito honrada, pois fui bem acolhida pelo PT e pretendo somar forças para enfrentar novos desafios ao lado daqueles que visam desenvolver políticas públicas em beneficio do povo”.

Na oportunidade, o ex-presidente da República falou sobre a felicidade de receber um novo filiado no partido. “As novas filiações nos tornam mais forte para continuar a busca por uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou Lula.

O prefeito de Camaçari (BA) e presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Luiz Carlos Caetano, também participou da solenidade e deu as boas vindas a Rosiana Beltrão. “Tenho certeza de que ela vai contribuir bastante para o desenvolvimento de novos projetos que fortaleçam o desenvolvimento social em nosso país”.

A entrada de Rosiana Beltrão no PT era esperada há vários meses. Era deseja do ex-presidente Lula e foi reforçado pela presidente Dilma. Foram muitas as conversas com as executivas nacional e a local do partido. Porém, na época o presidente do PT Joaquim Brito não foi a filiação.



Por Cada Minuto

| 09:09 | tópicos: | Veja mais »

Rui Palmeira avalia dificuldades do PSDB para emplacar nome de Tavares

Um dos nomes fortes do PSDB local, o prefeito Rui Palmeira – que chegou a ser cogitado pela Executiva nacional do partido como possibilidade para o pleito de 2014 – fez sua avaliação sobre a opção da sigla pelo nome do ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares.

De acordo com Rui Palmeira, o PSDB terá um desafio pela frente: tornar Tavares conhecido e, diante das poucas opções de coligação, lutar para manter a agremiação forte em Alagoas, principalmente na Casa de Tavares Bastos. O PSDB possui algumas prefeituras no Estado, é o partido que comada o governo, a capital alagoana e a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Entretanto, as eleições de 2014 - caso o partido se mantenha apenas com a opção de coligação com o Democratas – pode reduzir a bancada estadual na Casa de Tavares Bastos e dificultar o projeto para eleger o ex-secretário municipal de Esportes, Pedro Vilela, para a Câmara de Deputados.

Rui Palmeira é o primeiro tucano a reconhecer publicamente estes desafios. Falou sobre o assunto em uma longa entrevista concedida a este blog. Nesta primeira etapa, publicarei o que foi discutido em relação às eleições. Em uma segunda postagem abordarei os assuntos referentes a gestão municipal.

Questionei ao prefeito qual a avaliação que ele fazia da decisão do partido em apresentar o nome de Eduardo Tavares. A resposta: “foi uma surpresa para todo mundo. Inclusive para mim. Eu fiquei sabendo na véspera da apresentação oficial. Existem dificuldades em relação às coligações. O PSDB lança o Eduardo Tavares, mas os demais partidos da base possuem candidato. Diante disto, a grande dificuldade do PSDB é a viabilidade de uma estrutura partidária, porque o Eduardo Tavares é um candidato ainda desconhecido. Nós conhecemos, mas no povão, a grande maioria ainda desconhece”.

Rui Palmeira ainda complementa: “é um candidato que precisa de um mínimo de estrutura partidária, sobretudo pensando em se fazer conhecido. O PSDB precisa ter pelo menos 5 ou 6 minutos de televisão, durante a campanha, para conseguir isto. Para conseguir mostrar quem é o Eduardo, as virtudes e o trabalho que ele fez no Ministério Público. Eu enxergo esta como a grande dificuldade”.

Indaguei ainda se – como base na avaliação que ele mesmo faz – se seria mais viável o PSDB abrir mão da candidatura e apoiar um dos aliados, como o senador Benedito de Lira (PP), por exemplo. “Do ponto de vista eleitoral, seria mais viável sim. Eu tenho falado isto desde janeiro. Eleitoralmente é o candidato mais forte e com uma base mais estruturada. É quem parece melhor posicionado. Seria mais simples a construção, mas obviamente o PSDB optou pelo Eduardo. É um excelente nome, mas há dificuldades na construção da imagem do Eduardo para que chegue a maioria da população”.

Rui Palmeira ainda demonstra uma preocupação com as proporcionais diante das poucas possibilidades de coligações. Um dos parceiros seria o Democratas comandado pelo vice-governador José Thomaz Nonô, que pode inclusive ser o candidato ao Senado Federal pela chapa.

“Há esta dificuldade com a proporcional sem dúvida. Hoje, o PSDB não tem coligação. Você inviabiliza – de cara – a chapa de federal. A estadual consegue porque você tem cinco deputados de mandato. Mas, ainda assim é muito ruim para eles porque vai eleger só dois ou três. Tira dois deputados de mandato da jogada. É mais um grande problema. Nós discutimos isto em uma reunião partidária e eu coloquei a minha posição. O PSDB hoje tem esta dificuldade que não pode ser ignorada”, avalia.

E frisou: “Sozinho não tem como sustentar uma candidatura. Este ponto das proporcionais fragiliza demais e o candidato majoritário precisa de tempo de televisão para se fazer conhecido. Hoje, nós não temos nem uma coisa, nem a outra. Então, é óbvio que este trabalho tem que ser feito e está a cargo do governador”.

Na conversa, perguntei a Rui Palmeira porque – diante das dificuldades do partido – ele não aceitou ser candidato, já que havia até um pedido do senador Aécio Neves (PSDB) neste sentido. “Houve uma consulta do Aécio Neves, não chegou a ser um pedido. Era natural, pois o PSDB ainda não havia apresentado nome, mas há a necessidade da candidatura. Enxergaram no meu nome a candidatura forte. Eu passei para ele que não poderia deixar o município com um ano de mandato. Era inconcebível para mim. Fiquei na prefeitura. Quem sabe em um futuro eu seja candidato, mas agora o foco é a cidade de Maceió”.

Rui Palmeira – ainda que discretamente – tem participado ativamente das discussões sobre a construção das chapas. Esta semana, por exemplo, esteve reunido com o senador Benedito de Lira. Rui Palmeira confirma o encontro e que se falou de política, mas não revela detalhes. “É um momento de muita conversa. Temos que ouvir todas as forças políticas. Conversei também com Marco Fireman. As decisões são em junho. Ainda está confuso o cenário. Acho que mais confuso que as eleições municipais que tiveram oito candidatos”.

Ao ser indagado se era um torcedor da candidatura de Bendito de Lira como “palaciana”, Rui Palmeira frisou: “não. O Benedito de Lira tem sido um grande parceiro. Foi fundamental o apoio dele na minha eleição. O que eu disse a ele é que vamos aguardar. Mas, eu estarei com o meu partido. O Eduardo Tavares é um nome da melhor qualidade. Eu estou com o partido. Não penso em deixar o partido. Não tenho motivos para deixar o PSDB. No Estado e nacionalmente, o partido foi decisivo na vitória da eleição municipal. Estou compromissado e vou fazer campanha para o Aécio Neves. É um candidato viável e acredito que tem chances de ser o futuro presidente do país”.




Por Cada Minuto

| 09:05 | tópicos: | Veja mais »

Mulheres que têm o quadril mais largo fazem mais sexo

Pesquisadores dizem que apetite sexual tem relação com facilidade no parto

Mulheres com quadris mais largos são mais propensas a fazer sexo casual. Pelo menos é o que concluiu um estudo publicado na revista “Archives of Sexual Behavior”. A relação estaria diretamente ligada ao parto, pois, favorecidas pela genética abundante, elas fariam menos força para dar à luz, o que tornaria o ato sexual mais prazeroso.

“A largura do quadril das mulheres tem um impacto direto sobre o risco potencial de lesões fatais relacionadas ao parto. Parece que, quando as mulheres têm o controle sobre sua própria atividade sexual, esse risco se reflete em seu comportamento”, disse Colin A. Hendrie, professor de etologia humana e animal da Universidade de Leeds, em entrevista ao “Telegraph”.

Os pesquisadores definiram quadris largos aqueles maiores que 36 cm, e pequenos os menores de 31 cm. Eles selecionaram 148 mulheres com idade entre 18 e 26 anos, que já tiveram pelo menos um parceiro sexual anteriormente.

Elas tiveram seus quadris medidos e responderam a um questionário sobre sua atividade sexual, incluindo idade na primeira relação, número de parceiros sexuais e relação emocional com eles.

“Descobrimos que as mulheres com quadris menores tendem a ter, ao longo de toda a sua história sexual, apenas um par de parceiros sexuais. Eles realmente só tinham relações sexuais com pessoas no contexto de relações, o que demonstra uma estratégia sexual mais cauteloso. Se engravidou, haveria alguém em sua vida para ajudá-las”, explicou Hendrie .

“As mulheres com quadris largos também tinham um par de relacionamentos durante esse mesmo período de tempo, mas também tinham muito mais encontros de uma noite. Essas jovens tiveram sete ou oito ficadas durante todo o tempo”, completou.

Origem. Os pesquisadores ligaram o comportamento com a evolução do ser humano. De acordo com eles, o homem aprendeu a andar ereto, e seu quadril foi se tornando cada vez mais estreito para tornar o andar mais fácil.

Nesse processo, o quadril feminino ficou apenas largo o suficiente para permitir o parto. Diferentemente da maioria dos outros primatas, o bebê humano nasce em uma fase menos desenvolvida da vida por conta dessa restrição e, portanto, precisa de mais atenção de seus pais.

Flash

Inteligência. Cientistas da Universidade de Pittsburgh revelaram que as mulheres com quadris largos e cintura fina têm um QI mais elevado. Os resultados mostram que uma das causas que determinam a inteligência de mulheres e crianças é a proporção que marca o contorno de sua cintura, menor cerca de 0,6 e 0,7 vezes que o seu quadril.




Por Salutre

terça-feira, 29 de abril de 2014 | 16:42 | tópicos: | Veja mais »

Cantor Luciano diz que decidiu emagrecer após ficar sem fôlego na cama

Recentemente, o cantor Luciano postou nas redes sociais uma série de fotos e vídeos, comemorando a perda de 20 quilos e se mostrando mais saudável. .

Porém, em entrevista para o jornal "Extra", ele explicou o motivo real para a mudança: um dia, ficou constrangido por ter perdido o fôlego na hora do sexo: "Estava namorando minha mulher, Flávia, e perdi o fôlego. Foi o momento que percebi que precisava agir. Fico feliz e me sinto satisfeito. Acredito que desta vez não vou engordar mais, pois, pela primeira vez, não tomo remédios para emagrecer. Agora brinco melhor com minhas filhas. Na Disney, treinei todos os dias e era o primeiro a chegar nos parques e o último a sair. E nos shows, quando desço do palco, não me sinto mais cansado". .

A foto foi postada no último dia 24 de abril e ele vibrou com os resultados: o cantor tinha 89 kg e hoje está com 65, perdendo cerca de 24 quilos. Em um dos posts, ele afirmou: "Um ano atrás, eu não conseguia nem imaginar isso".

Luciano, que já teve diversas internações por problemas de saúde, emagreceu após a última cirurgia que fez, no intestino, e tem malhado para manter o físico.



Por Na Telinha

| 16:39 | tópicos: | Veja mais »

Os '' Desprezados '' pelo Chapão : Ferro, Beltrão, Albuquerque e Almeida

Todos eles tem pontos em comum, ambos respondem a processos na Justiça e são do mesmo partido

Se já tinha um grande problema para resolver – o que fazer com o senador Collor – o Chapão, comandado pelo senador Renan Calheiros, se depara com outro: o PRTB.

A legenda, uma “cria” do presidente do Senado, ganhou uma simbologia muito forte com a entrada de Eduardo Tavares na disputa pelo governo do Estado.

É simples de entender.

Estão filiados ao partido alguns campeões de votos, mas com um currículo que pode realçar a condição de defensor da legalidade do procurador de Justiça filiado ao PSDB.

Os nomes mais conhecidos do PRTB: João Beltrão, Cícero Ferro, Antônio Albuquerque e Cícero Almeida.

Todos estão denunciados pelo Ministério Público Estadual, instituição que já foi comandada por Tavares, na Operação Taturana – com algumas condenações, casos de Beltrão e Ferro.

Eis que os dois últimos, aliás, também respondem a processos por homicídios. De novo, aparece o MPE como denunciante.

Tudo o que o senador Renan Calheiros não quer, agora, é correr riscos. Manter a aliança com o PRTB é dar discurso a Tavares.

A questão a resolver é: o Chapão ganha ou perde (mais) com a turma reunida por Adeilson Beserra (ligado a Calheiros) na mesma legenda?




Por redação com informações de Ricardo Mota (TNH)

| 16:33 | tópicos: | Veja mais »

Prefeito do PSD de JL vai oficializar apoio a Renan Filho e Collor

Rogério Farias abandona assim decisão do presidente do PSD, João Lyra, que declarou apoio a Benedito de Lira.

O prefeito de Barra de Santo Antonio, empresário Rogério Farias (PSD) vai oficializar no mês de maio, seu apoio a Renan Filho, que será lançado candidato ao governo de Alagoas pelo PMDB. O anúncio só vai ocorrer quando Renan Filho for oficializado candidato no dia 5 de maio.

Rogério vai assim na contramão da posição já tomada pelo presidente do PSD, João Lira, que irá apoiar o pré-candidato do PP, senador Benedito de Lira. Também, Rogério contrariando o seu partido, já decidiu apoiar a reeleição do senador Collor.

Para federal, Rogério já fechou com o peemedebista Marx Beltrão que na campanha para prefeito em 2012 foi diversas vezes a comício de Rogério Farias. E para estadual, ficará com a reeleição da deputada Flavia Cavalcanti(PMDB).

Rogério Farias é assim o terceiro político da legenda do PSD de João Lyra a fechar com Renan Filho, abandonando o projeto do deputado federal João Lyra de apoiar o Biu.

Antes dele da legenda do PSD de JL, aderiram ao PMDB de Renan Filho, os candidatos a deputado estadual: reeleição Dudu Holanda e o vereador Cidoca atual presidente da Câmara Municipal de Maceió que recentemente teve em Craíbas na festa de emancipação política anunciando seu apoio a Renan Filho.



Por Cada Minuto

| 16:18 | tópicos: | Veja mais »

Projeto que reajusta salários do governador e vice é lido na ALE

Em efeito cascata, projeto beneficia também fiscais de renda e delegados da Polícia Civil

O Projeto de Lei (PL), de autoria da Mesa Diretora, que reajusta em 6% os salários do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e do vice-governador do Estado, Thomaz Nonô (DEM) foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A mensagem agora segue para análise das comissões antes de ser apreciada em plenário.

O presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), disse que, em efeito escala, o projeto beneficia também os fiscais de renda da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e os delegados da Polícia Civil. "Esses dois segmentos não foram contemplados no reajuste concedido a outras categorias, porque têm seus subsídios vinculados ao do governador", explicou.

Questionado sobre a possibilidade do Poder Executivo vetar o projeto, como aconteceu em 2012, Toledo disse que o próprio governo, por meio das Secretarias de Planejamento e Gestão Pública e da Procuradoria Geral, garantiu que não haverá veto.

"De qualquer forma, não estamos preocupados em atender o governador, mas mas as categorias cuja isonomia está atrelada aos subsídios do chefe do Executivo. A mensagem atende a um pedido dos integrantes do Fisco alagoano, com os quais foram travadas várias conversas com a Mesa Diretora", esclareceu o presidente da ALE.

Em entrevista à imprensa após a sessão, Ronaldo Medeiros (PT), já havia chamado a atenção para a possibilidade de veto, assim como ocorreu no ano passado. "Corre o risco dessa Casa passar por vexame novamente, já que no ano passado o governador vetou o próprio reajuste", alfinetou o petista, acrescentando que, se o governo quer tanto economizar, não deveria aumentar o próprio salário.



Por Cada Minuto

| 16:14 | tópicos: | Veja mais »

Vem ai a Festa de São José no povoado Agreste e em Monteirópolis

Tradicional Festa ocorre entre os dias 2 a 4 de Maio

Vem ai mais uma edição da Festa de São José Operário no povoado Agreste e na cidade de Monteirópolis, sertão de Alagoas, a festa será realizada nos dias: 02,03 e 04 de Maio.


Confira abaixo a programação da Festa:


DIA 02 - PROCISSÃO SAINDO DO POVOADO AGRESTE AS 18H00 E EM SEGUIDA AS 19H30 CELEBRAÇÃO EUCARISTICA


DIA 03 - CELEBRAÇÃO EUCARISTICA AS 19H30 E LOGO APÓS LOUVOR COM O MINISTÉRIO SERVOS DO SENHOR


DIA 04 - PROCISSÃO AS 16H00 E EM SEGUIDA SANTA MISSA





Por redação com informações de Joseilda Barros/ Facebook

| 15:54 | tópicos: | Veja mais »

Prazo para alistamento eleitoral termina em 7 de maio

Em Maceió, atendimento está sendo feito no Fórum Eleitoral e no posto de atendimento do Tabuleiro, de 7h30 às 13h30

Aqueles eleitores que desejam realizar o alistamento eleitoral, transferir o domicílio eleitoral ou alterar o local de votação terão até o dia 07 de maio para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Em Maceió, o atendimento está sendo feito no Fórum Eleitoral (sediado na Gruta de Lourdes) e no posto de atendimento do Tabuleiro (no Distrito Industrial), de 7h30 às 13h30.

A direção-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) está preocupada com o pequeno quantitativo de eleitores nos postos de atendimento. “Gostaríamos de alertar mais uma vez para que os eleitores não deixem para procurar a Justiça Eleitoral nos últimos dias. O atendimento está tranquilo nos dois locais e estamos programando o funcionamento em horários especiais, mas vai depender da procura dos eleitores”, afirmou Maria Celina Bravo, diretora do TRE/AL.

No interior, os eleitores devem procurar a sede dos cartórios eleitorais em cada município. Os jovens que completarão 18 anos até o dia do pleito, dia 05 de outubro, são obrigados a votar e precisam fazer o alistamento. Aqueles que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia da eleição, podem tirar o título eleitor e já participar do processo democrático.
Para fazer o alistamento é necessário um documento oficial com foto, um comprovante de residência (no caso dos menores pode ser dos responsáveis) e, no caso dos rapazes, o certificado de quitação com o serviço militar também é necessário. No caso de transferência de domicílio, o eleitor deve levar comprovante de residência dos últimos três meses, estar quites com a Justiça Eleitoral e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.



Por TRE/AL

segunda-feira, 28 de abril de 2014 | 18:55 | tópicos: | Veja mais »

Confira os 12 erros que comprometem uma boa noite de sono

O que está dentro do corpo, da mente ou do quarto faz a diferença para conquistar uma noite bem dormida

A relação das pessoas com o sono é de amor ou ódio. Ao mesmo tempo em que há a turma que dorme candidamente todos os dias, existem muitas outras que simplesmente não conseguem sequer lembrar o que é uma noite bem dormida – e acham que isso é uma injustiça divina, uma falta de sorte, um fardo que precisam carregar.

Estão muito enganadas: o sono que atrapalha a vida, aquele que faz o indivíduo já acordar cansado, quase sempre é consequência de erros cotidianos que passam despercebidos. “É o que chamamos de má higiene do sono. Ninguém age propositalmente mal para não conseguir dormir, mas as atitudes do dia a dia têm consequências à noite”, explica o neurologista Geraldo Rizzo, especialista em medicina do sono e diretor do Sonolab (laboratório do sono dos hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus, em Porto Alegre).

Entenda quais são os 12 hábitos que podem estragar o seu descanso, faça as devidas mudanças para evitá-los e durma bem!

1. Dormir com a TV ligada ou levar laptop, tablet e smartphone para a cama
O maior problema da televisão, do laptop, do tablet e do smartphone não é a distração que proporcionam, mas o tipo de iluminação que irradiam. “A luz branca artificial desses aparelhos inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela estimulação ao sono”, esclarece Denis Martinez, médico do sono e pesquisador de produtividade do CNPq. Dessa forma, o corpo se mantém desperto por mais tempo do que deveria e, quando se entrega ao cansaço, experimenta uma noite mal dormida, com interrupções.

2. Não desacelerar antes de ir para a cama
“É preciso ter uma rotina de recolhimento. Ir para a cama logo depois de uma atividade física ou mental intensa só trará frustrações, porque a pessoa não conseguirá dormir logo”, afirma Rizzo. Para evitar rolar na cama por horas, ele recomenda que sejam adotadas tarefas monótonas nas horas que antecedem o sono, como arrumar alguma coisa na casa (algo mínimo, não é para trocar os móveis de lugar) ou fazer palavras cruzadas e sudoku.

3. Tomar bebidas com cafeína à noite
Refrigerante, café, chá e chimarrão contêm cafeína, um estimulante que atrasa a chegada do sono. “Além disso, a cafeína prejudica a qualidade das horas dormidas. O ideal é deixar essas bebidas de lado pelo menos uma hora antes de ir para a cama”, sugere Martinez.

4. Fumar pouco tempo antes de tentar dormir
Assim como a cafeína, a nicotina é estimulante. Se fumar for inevitável (mesmo sabendo de todos os malefícios que o cigarro causa à saúde), as últimas tragadas devem ser dadas no máximo uma hora antes de se recolher ao quarto.

5. Consumir bebidas alcoólicas à noite
De acordo com Rizzo, um dos maiores e mais antigos enganos é achar que um drinquezinho ajudará a ter uma noite de descanso profundo. “Embora relaxe a maioria das pessoas, o álcool proporciona um sono fragmentado, que não passa por todos os estágios. O resultado será muito cansaço no dia seguinte”, diz

6. Ingerir calmantes ou relaxantes sem prescrição médica
Qualquer medicamento só deve ser utilizado com a orientação de um médico, mas mesmo assim há quem se arrisque a tomar um calmante ou relaxante muscular receitado a um amigo para tentar dormir. Rizzo não aprova a atitude e explica que “remédios só são considerados em último caso. Além disso, podem ter efeitos diferentes de pessoa para pessoa e, ao invés de ajudar a dormir, despertá-la ainda mais”.

7. Não preparar o ambiente
Um quarto barulhento, iluminado e mal climatizado não ajuda o sono de ninguém. Martinez dá a fórmula para o ambiente ideal: silencioso, escuro (com janelas e cortinas fechadas) e temperatura entre 17°C e 27°C.

8. Levar preocupações para a cama
“Cabeça cheia de problemas não deixa uma pessoa responsável dormir. Ela inevitavelmente ficará com os assuntos rodando no pensamento”, afirma Rizzo. Por isso, todos os e-mails devem ser enviados e todas as pendências do dia resolvidas antes de ir para a cama. É melhor ficar mais tempo acordado para garantir a mente tranquila na hora de deitá-la no travesseiro.

9. Não encontrar sua posição ideal para dormir
Como cada corpo tem suas peculiaridades, Rizzo defende que não há uma regra quanto à posição para dormir. Mas encontrar a sua posição ideal, seja ela de bruços, em decúbito dorsal (com a barriga para cima) ou de lado, é essencial para uma boa noite de sono.

10. Ir para a cama com fome ou sede
“Em algum momento, a vontade de comer ou de beber um copo d’água será mais forte que o cansaço, e a pessoa levantará para fazer isso”, aposta Rizzo. Conclusão: sono interrompido e qualidade do descanso comprometida.

11. Ir para a cama logo depois de uma farta refeição
O sono é prejudicado por indisposição, tosse, ânsia e refluxo que podem surgir nessa situação porque, como esclarece Martinez, “a digestão é interrompida no momento em que a pessoa deita e a comida fica parada no estômago”. O ideal é fazer a última refeição do dia pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Não se preocupe com a chance de ter pesadelos, porém. “Isso é mito”, garante Rizzo.

12. Não dar a devida importância aos seus problemas de sono
Em alguns casos, noites mal dormidas não são causadas apenas pela má higiene do sono. “Muita gente acha que dormir mal é uma bobagem que se resolverá com o tempo. Não é e pode acarretar em enfermidades mais perigosas, como problemas cardíacos”, alerta Martinez. Se a qualidade do descanso não melhorar mesmo com todos os cuidados cotidianos tomados, é indispensável procurar um médico especializado em distúrbios do sono para que o problema seja diagnosticado e tratado.



Por IG

| 18:46 | tópicos: | Veja mais »

Assinantes da Tribuna recebem álbum de figurinhas da Copa do Mundo

Tudo começa nesta terça-feira com a chegada da revista e de quatro cromos que estão anexados ao jornal

Há pouco mais de 40 dias para a abertura da Copa do Mundo de futebol, o jornal Tribuna Independente traz para o assinante, uma edição especial do álbum de figurinhas oficial. O jornal é o único periódico alagoano que leva até você a arte de colecionar figurinhas. E tudo começa nesta terça-feira com a chegada da revista e de quatro cromos que estão anexados ao jornal.
O hobby, que fez a cabeça de várias crianças ao longo dos anos, chega com força total em mais um registro da segunda copa em terras tupiniquins. E a prática também influência adultos, como o analista de mídias, Rafael Bezerra, de 30 anos, colecionador há quase 24 anos de álbuns da Copa do Mundo.
Para Rafael, a iniciativa da editora e do jornal é importante e incentiva antigos e novos colecionadores. “Hoje em dia é mais difícil os garotos colecionarem os álbuns por conta dos jogos eletrônicos, mas eu não deixo esse hobby desde pequeno”, informa.
O colecionador já está com o dele quase completo faltando poucas. “Praticamente está completo faltando apenas uma ou duas por página”, conta.


Rafael Bezerra coleciona álbuns da Copa há 24 anos (Foto: Sandro Lima)
A ação da Tribuna em parceria com a editora Panini e o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) realizará, na próxima terça-feira (6), em sua sede, localizada na Avenida Menino Marcelo, número 10.440, no bairro da Serraria, uma promoção para os leitores. Mais detalhes sobre como participar da promoção serão veiculados nas próximas edições do Tribuna Independente.



Por Tribuna Hoje

| 18:41 | tópicos: | Veja mais »

Cerca de 50 múmias são descobertas no Vale dos Reis do Egito

Os restos de cerca de 50 múmias foram encontrados em uma tumba no Vale dos Reis em Luxor, no Egito. A descoberta foi anunciada pelo ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, nesta segunda-feira. Entre as múmias há bebês recém-nascidos.

As múmias pertenceriam à 18ª, 19ª e 20ª dinastias egípcias, que governaram entre cerca de 1567 e 1085 a. C.

"Caixões de madeira e máscaras mortuárias foram encontradas ao lado dos corpos, datados provavelmente do período do Império Novo", disse Ibrahim, segundo a agência de notícias estatal Mena, fazendo referência às 18ª, 19ª e 20ª dinastias egípcias, que governaram entre cerca de 1567 e 1085 a. C.

A descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade da Basileia, trabalhando em parceria com o governo egípcio.





Por TNH

| 18:11 | tópicos: | Veja mais »

Após postar 'selfie' dirigindo mulher bate carro um minuto depois e morre

A norte-americana Courtney Ann Sanford, de 32 anos, mostrou, na prática, que a combinação de celular e volante não dá certo. Um minuto após postar uma foto de si (selfie) e dizer que a música 'Happy' a fazia feliz, ele atravessou a pista e bateu contra o caminhão. A motorista bateu com a cabeça e não resistiu ao ferimento. O acidente ocorreu na semana passada em uma rodovia do Estado Carolina do Norte, nos Estados Unidos.



Por TNH

| 18:06 | tópicos: | Veja mais »

Apresentador da Praça, Carlos Alberto de Nóbrega diz ter medo da morte

"O que eu tinha para fazer de bom eu já fiz. Ainda mais com tanta gente morrendo. Já estou com a ficha de espera", diz ele

Com 78 anos de idade, o humorista Carlos Alberto de Nóbrega completa em maio 60 anos de carreira com medo da morte. "O que eu tinha para fazer de bom eu já fiz. Ainda mais com tanta gente morrendo. Já estou com a ficha de espera", disse ele, em referência a morte dos amigos e parceiros da "Praça é Nossa", Ronald Golias, Canarinho e Zacarias.

Durante encontro com a imprensa em comemoração a sua trajetória profissional, nesta segunda-feira (28), Carlos Alberto contou que recentemente descobriu uma arritmia maligna em seu coração. "Estou com medo de morrer. Tenho dois filhos pequenos. Qualquer coisa que sinto, deito na cama e falo: 'Jesus, não posso morrer'. Estou só com uma gordurinha no coração, mas já voltei para academia, para o pilates. Só não posso andar a cavalo e jogar tênis por causa da minha coluna. Estou velho".

Apesar da descoberta, ele fez questão de continuar no trabalho: "Após ter passado a noite na semi-intensiva e ser submetido a um cateterismo, voltei para casa e fui gravar a 'Praça'".
O humorista justifica sua saga pelo trabalho: "Gravar a 'praça' faz parte da minha vida, é como tomar café da manhã para mim. Amo o que eu faço e talvez isso faça com que eu esteja bem aos 78 anos".

Gago na adolescência, Carlos Alberto vê sua experiência na televisão com altos e baixos. "Nunca imaginei que teria 60 anos de carreira na TV. Era gago, repeti três vezes na escola. Era o burro da família. Não tive momentos só de alegrias, vivi momentos tristes", lembrou.

Nostálgico, o humorista não só mencionou sua trajetória profissional, como citou as brigas que teve com Silvio Santos e percalços da vida pessoal. Sem dar detalhes de sua intriga com o dono do Baú, Carlos relatou um dos desejos de seu pai, Manoel de Nóbrega. "Em uma das minhas primeiras brigas com o Silvio, meu pai veio falar comigo e avisou -'o Silvio será um dos maiores comunicadores do Brasil e quero que você esteja ao lado dele. Quando eu partir, fique com ele", contou.



Por Uol

| 18:04 | tópicos: | Veja mais »

TJ mantém bloqueados bens de ex-prefeito de Taquarana

Alay Correia é acusado de improbidade administrativa, por não ter repassado a previdência dinheiro de servidores

A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), negou a suspensão dos bloqueios dos bens de Alay Correia de Amorim, ex-prefeito de Taquarana, agreste alagoano, no valor de R$ 358 mil. Os bloqueios foram determinados devido a ação de improbidade administrativa por atos praticados durante a gestão do Município. A decisão está no Diário da Justiça desta segunda-feira (28).

A indisponibilidade dos bens foi entendida como necessária, originalmente, pela juíza de primeiro grau, para resguardar a possível restituição aos cofres públicos de recursos retidos de servidores públicos, porém não repassados ao Fundo Municipal de Previdência Social, com deveria ter acontecido. Alay Correia foi prefeito de Taquarana entre 2005 e 2012.

A desembargadora Elisabeth Carvalho não considerou convincentes os argumentos apresentados pela defesa. Os advogados alegaram que não houve demonstração clara na decisão recorrida acerca da necessidade da medida, e que o bloqueio comprometeria a sobrevivência do réu.

“Não resta demonstrada a verossimilhança nas argumentações recorrentes, pois vislumbrada a existência de débito do ente público para com o órgão da Previdência daquela municipalidade, em decorrência do não repasse de valores de grande monta na época em que o Agravante ocupava a função de gestor municipal, ressaltando-se que foram descontadas as quantias dos vencimentos dos servidores públicos.”, destacou a desembargadora.

Além de valores existentes em contas bancárias do ex-prefeito, a decisão mantém bloqueados veículos e imóveis de sua propriedade.



Por Tribuna Hoje

| 17:53 | tópicos: | Veja mais »

Collor fala sobre julgamento que o inocentou em processos do impeachment

"O tempo é o senhor da razão! E a razão da Justiça é sempre a melhor e a mais forte". Com esta frase o senador Fernando Collor (PTB-AL) iniciou, na tarde desta segunda-feira, no plenário do Senado, um emocionado pronunciamento sobre o último julgamento do Supremo Tribunal Federal, que o inocentou por 8 votos a zero, em processos relacionados às acusações que em 1992 provocaram o seu impeachment do cargo de presidente da República.

Em muitos momentos, a voz do senador foi entrecortada pela emoção. Tanto quando falou da 'cruz' que carregou durante todos esses anos, sendo acusado injustamente de crimes que não cometeu; como das absolvições em mais de 50 acusações; e das perdas que teve em sua vida pública e privada por conta das acusações pelas quais foi inocentado.

"Em que pese ter sido talvez o homem público mais investigado da história política deste país, estou absolvido de todas, absolutamente todas as acusações. Estou inocentado de todas as delações. A ninguém é mais dado o direito, salvo por reiterada má fé, de dizer o contrário ou sequer fazer meras ilações", desabafou o ex-presidente.

Todavia, compementou ele, "depois de mais de duas décadas de expectativas e inquietações pelas injustiças a mim cometidas, cabe agora perguntar: quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial e o compromisso público que assumi; a tranquilidade perdida por anos a fio... Quem pagará pela difamação insana, pelo insulto desenfreado, pela humilhação provocada, pelas provações impostas, ou mesmo pelas palavras intolerantemente pronunciadas e, mais ainda, inoportunamente escritas?", indagou o senador.

Crítica aos algozes

Entre seus algozes, Collor referiu-se ao procurador da República que promoveu a denúcia conytra ele e ao Ministério Público, que a recebeu, criticando 'o grave e tenebroso modus operandi' de ambos, ao utilizar, segundo consta no relatório do processo, transcrições deturpadas de depoimentos colhidos durante as investigações.

"Isso é ou não é má fé? Em verdade, isso chega a caracterizar crime de falsidade ideológica, um dolo disfarçado. E a julgar por este fato, ao final do processo e pelo seu resultado, o que restou da Ação Penal 465 é que, se houve um crime, se houve um fato delituoso, se houve uma conduta ilícita, estes foram cometidos pelo próprio denunciante, o Ministério Público", disse ele, respaldando-se na citação do ministro Luiz Fux (STF), que classificou a prova apresentada pela denúncia como “transcrita de forma infiel” (referindo-se aos depoimentos).

Collor também citou os meios de comunicação "que tentaram, maldosamente, uma semana antes de meu julgamento, vincular-me a um esquema criminoso, cuja investigação está em curso pela Polícia Federal", referindo-se, nominalmente, à revista Veja, "sempre ela". E evocou o Código de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas que diz, em seu artigo 4º: “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, e deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.”

Criticou também a tentativa do ministro Joaquim Barbosa que, segundo ele, teria, após votar a favor da sua absolvição, tentar desmerecer o resultado do julgamento. "Isto não é crível nem prudente a um presidente do Supremo Tribunal Federal, ainda mais se nada do que disse reflete a verdade do juízo". E referiu-se à morosidade da Justiça, dizendo que, "para um denunciado injustamente, a demora em se julgar torna-se um martírio, uma perversidade sem igual da própria Justiça".

Histórico

Esta foi a primeira vez que Fernando Collor manifestou-se publicamente sobre o resultado do julgamento da Ação Penal 465, ocorrida no dia 24 deste mês. E a exemplo do que fez em 15 de março de 2007, seu primeiro discurso, ao retomar à vida pública, após o impeachment, assumindo o mandato de senador da República, ele rememorou os fatos e suas consequências em sua vida pública e privada.

"Não é fácil volver os olhos ao passado e reviver, em toda a sua extensão, a tortura, a angústia e o sofrimento de quem, agredido meses a fio, teve de suportar as agruras de acusações infundadas e a condenação antes mesmo de qualquer julgamento". E lamentou que o resultado do julgamento não tenha sido reproduzido pelos meios na mesma proporção das notícias que o condenaram ou com a mesma fidedignidade dos fatos.

Na sua avaliação, o novo julgamento a que foi submetido, bem como a nova absolvição conquistada, trazem, em si, o mérito e a virtude de passar a limpo ou reescrever a história do país, no que tange ao período em que esteve à frente da Presidência da República, período que, lembrou ele, consolidou o processo de redemocratização política, por meio da primeira eleição direta para Presidente da República, após 25 anos de governo sob um estado de exceção.

E destacou que foi nesse período em que foram lançados os fundamentos macroeconômicos e estruturantes da administração, e promovidas a completa abertura comercial e a quebra de monopólios de mercado. "Entre outros, foram componentes sem os quais seria impossível alcançarmos a estabilização econômica do Brasil", destacou Collor.

Ele considera que a decisão do Supremo permitirá, mais do que o resgate da justiça e da imagem de um homem público, a reflexão da sociedade em geral sobre a verdade dos fatos e, em particular, de uma geração de jovens 'que tão somente ouviram inverdades ou estudaram em livros tendenciosos por versões falseadas'.

Collor destacou a importância da unanimidade dos votos (8 x 0) que o absolveram no julgamento do STF, de todas e últimas acusações a ele impostas. E explicou que, mesmo na votação por 5 a 3, relacionada a crimes prescritos, os três votos não foram contrários à sua absolvição, mas sim, fruto do debate em torno da tese de absolvição no mérito, ou da preliminar de prescrição daqueles crimes. "Ou seja, não houve, nas duas votações, nenhum voto pela minha condenação em relação aos três crimes de que me acusava o Ministério Público".

Visivelmente emocionado, o senador repetiu a citação da ministra ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, na qual ela diz que "esse mesmo réu foi sujeito de 14 inquéritos neste Supremo Tribunal Federal, 8 petições criminais, 4 ações penais e mais duas dúzias de Habeas Corpus, e não foi condenado em nenhuma delas, por falta de provas".



Por Assessoria

| 17:50 | tópicos: | Veja mais »

MP/AL oferta denúncia contra acusados de matar garota de 7 anos

Erinaldo Silva Farias e Genílson Alves da Silva são acusados de homicídio qualificado e ocultação de cadáver

Com base nas provas e depoimentos apresentados no inquérito policial entregue ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a promotora de Justiça Marluce Falcão ofertou denúncia, nesta segunda-feira (28), em desfavor de Erinaldo Silva Farias e Genílson Alves da Silva pela morte da criança T.E.C.S, de apenas sete anos. Os dois são acusados por homicídio qualificado e ocultação de cadáver pelo crime que ocorreu no dia 5 de abril, no bairro do Benedito Bentes. Erinaldo também responderá por estupro de vulnerável, após confessar ter praticado atos libidinosos com a menina.

Segundo a denúncia do MPE/AL, que levou em consideração a confissão e a delação do denunciado Erinaldo, a dupla tentou esquartejar a vítima quando ela ainda estava viva, desferindo-lhe golpes de faca, o que levou a menina a óbito em virtude das lesões provocadas. O esquartejamento seria a solução encontrada por Erinaldo e Genilson para ocultar o corpo da criança que, até então, encontrava-se desfalecida e sangrando na casa do primeiro. Momentos antes, Erinaldo teria acertado a cabeça da criança com um caibro de madeira, após ela reagir a uma investida de abuso sexual por parte do acusado, pouco antes de Genilson chegar ao local do crime.

De acordo o depoimento de Erinaldo, a ideia de esquartejar a menina partiu de Genilson, que, ao acreditar estar diante de uma criança morta, teria resolvido ajudar o amigo a sumir com o corpo. Com a tentativa fracassada de esquartejamento, eles decidiram ocultar o cadáver em uma cova rasa no terreno da residência de Erinaldo. O objetivo da dupla seria retirá-lo, posteriormente, quando cessassem a procura da vítima por seus familiares. “Os denunciados agiram com extrema torpeza e crueldade, motivados ora por lascívia e perversão sexual, ora pela busca da impunidade dos hediondos crimes praticados”, considerou Marluce na denúncia.
A participação de Genilson no crime foi confirmada no terceiro interrogatório de Erinaldo, após o MPE/AL requisitar nova oitiva dos acusados. Na ocasião, Erinaldo teria dito que mentiu no depoimento anterior para inocentar o amigo a seu pedido, mas que "agora estaria dizendo a verdade”.

Para a promotora, tanto a confissão como a delação de Erinaldo encontram-se em consonância com o depoimento de outras testemunhas do caso e os laudos periciais referentes ao ambiente do crime e ao corpo da vítima. “Cabe agora a apuração da verdade dos fatos à Justiça, sob o manto do contraditório e da ampla defesa, uma vez que Genilson continua negando qualquer participação no crime”, completa Marluce. Recebida a denúncia, o processo passa a ocorrer em segredo de Justiça.



Por Tribuna Hoje

| 17:47 | tópicos: | Veja mais »

Moradores de Jacarecica protestam após assassinato de estudante

Amigos, familiares e conhecidos do estudante Cauã Santos, de 17 anos, assassinado na noite de sábado durante uma suposta tentativa de assalto, realizaram um protesto no final da tarde desta segunda-feira (28), na avenida principal de Jacarecica, na AL 101 Norte.

Dezenas de pessoas seguiram em uma rápida passeata carregando balões brancos e em seguida se reuniram para fazer orações e cobrar mais segurança na região.

Segundo as informações fornecidas pela polícia, Cauã foi morto ao reagir a um assalto em um ponto de ônibus localizado em frente ao prédio da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL). Ele foi atingido no rosto por um disparo de arma de fogo.

Testemunhas relataram que o criminoso desceu de um veículo de cor escura,- cujos modelo e placa não foram informados -, e tentou assaltar a vítima, que reagiu a abordagem. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas o jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.



Por Cada Minuto

| 17:43 | tópicos: | Veja mais »

RESENHA CRITICA::O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTER-AÇÃO PELA LINGUAGEM E SUA SUBJETIVIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL

Embora o advento da globalização provocou mudanças em termos econômicos, políticos e sociais que engendraram, ou seja, engrandeceram uma competitividade global, a qual demanda profissionais qualificados para lidar não só com a linguagem, mas também com as novas tecnologias, em um ambiente em constante mutação.Contudo, em relação à estrutura educacional do ensino a distância há grandes desafios a vencer, a saber: uma melhor estratégia de ensino para suprir as necessidades do aluno e encorajá-lo a participar das atividades propostas no ambiente virtual, além de uma formação que capacite o docente para lidar com as novas tecnologias e metodologias do ensino não presencial.

É importante destacar que segundo Moore & Kearsley (1996), há três gerações da EAD: a primeira geração, denominada geração textual em virtude do estudo por correspondência, corresponde ao período que vai até 1970; a segunda, conhecida como geração analógica, corresponde ao período de 1970 a 1985 e a terceira, que vai de 1985 até 1995, denominada geração digital, corresponde à EAD que surge como resultado do uso de redes de conferência por computador e estações de trabalho multimídia.

Pode-se ressaltar que a concepção da linguagem como atividade que medeia as relações entre a língua e seus usuários e, portanto, enquanto a ação, criou condições para o surgimento de uma lingüística de discurso, ou seja, uma lingüística que se ocupa das manifestações lingüísticas produzidas por indivíduos concretos em situações concretas, sob determinadas condições de produção – uma lingüística cujo objetivo é descrever e explicar a inter-ação humana por meio da linguagem, ou seja, a capacidade que tem o ser humano de interagir socialmente por meio da língua, das mais diversas formas e com os mais diversos propósitos e resultados.

Kerbrat-Orecchioni (1980) reforçou no texto a idéia segundo a qual o enunciador não utiliza muitos procedimentos para imprimir sua marca no enunciado, seja explicita, seja implicitamente. O locutor de um enunciado seleciona algumas unidades no estoque lexical e sintático, escolhendo entre dois tipos de formulações: o discurso objetivo – que procura apagar qualquer vestígio da existência de um enunciador individual – e o discurso subjetivo – no qual o enunciador se confessa explicitamente como sendo a fonte avaliadora da asserção.



Esta resenha critica elaborada por mim é destinada ao curso de Letras/ Português curso no qual faço pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A mesma foi solicitada pelo professor: Alan Jardel de Oliveira.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BELLONI, M. P. Educação a distância.

Campinas: Autores Associados, 1999. BENVENISTE, E. Problemas de lingüística geral. São Paulo: Nacional, 1976. BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos. São Paulo: Editora da PUC, 1999. COULTHARD, M. An introduction to discourse analysis. Londres: Longman, 1977. CRESCITELLI, M. F. C. et al. Ensino de língua portuguesa via internet. In: BASTOS, N.M. (org.) Língua portuguesa: uma visão em mosaico. São Paulo: EDUC, 2002. KERBRAT-ORECCHIONI, C. L’énonciation. Paris: Armand Colin, 1980. KOCH, I. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2007. MARQUESI, S.C. Interação e subjetividade no ensino via internet. In: PRETTI, D. (org.) Dino Preti e seus temas: oralidade, literatura, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001, pp. 368-376. MOORE, M. & KEARSLEY. Distance education: a system view. New York: Wadsworth, 1996.
















Igor Santana Ribeiro

| 17:08 | tópicos: | Veja mais »

CCCistas visitam os enfermos na cidade de Olivença no Domingo de Ramos.

Neste domingo de Ramos 13/04, Cccistas fizeram visitas aos enfermos durante toda manhã na cidade de Olivença. Expelidos pela força do Espírito Santo de Deus, os jovens foram enviados para levar a palavra de Deus aos enfermos, realizaram uma agendamento para que o Padre fizesse as visitas posteriormente levando a unção dos enfermos e confissão.

As visitas foram muito proveitosas, a cada casa visitada podemos aprender com a dor de cada um que ali estava, é a experiência de vermos a revelação de Jesus no enfermo e lembrar-nos que o Senhor mesmo diz “Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo a verdade: Os que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram”. É na palavra de Deus que encontramos força para seguirmos caminhando, evangelizando e levando o nome de Cristo a todas pessoas.







Por Jorge Paulo

| 13:09 | tópicos: | Veja mais »

Para perder peso, coma devagar alimentos saudáveis

Saúde é fundamental. Beleza é consequência do que você faz e de como você vive

Para ter uma alimentação saudável, coma devagar. Isso é fundamental para o bom andamento do intestino, pois a trituração realizada pelos dentes transforma a digestão em um processo mais rápido. Além disso, um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, constatou que quanto mais devagar se come, menos fome se sente, comprovando que comer devagar realmente emagrece.
Portanto, bora mastigar bem os alimentos.

Procure saborear os alimentos, sentir o seu gosto. Inclua saladas, legumes e arroz integral nas refeições. Além de ajudar o intestino a funcionar melhor, você vai se sentir mais leve.

Essas dietas da moda, da lua, do líquido, shakes, etc, não são recomendadas pelos médicos. Pelo menos a minha endocrinologista não aprova. Já li muito a respeito. O importante é se alimentar direito e fazer exercícios físicos. Isso inclui comer proteína e carboidratos, mas na quantidade certa.

Alimentação de três em três horas. Ficar um longo tempo sem comer, aumenta a sensação de fome, na hora que for comer, a pessoa vai comer mais. Além de legumes e verduras, inclua frutas no café da manhã e entre uma refeição e outra.
Faça exercício físico ao menos três vezes na semana. Procure praticar a atividade física que mais gosta. Assim fará com prazer e o resultado será mais eficaz e melhor. Caminhar ta valendo. Trinta minutos diários ou três vezes na semana, já tira você do sedentarismo e o seu coração agradece.

Mas atenção! Antes de sair por aí praticando exercícios, procure o médico. Consulte um cardiologista, faça todos os exames que ele pedir. Somente depois dele ter visto os exames e diagnosticado que vc está bem, é que poderá dar início as atividades físicas.
Lembre-se: dietas milagrosas não existem. O que existe é força de vontade e determinação.



Por Tribelas

| 09:24 | tópicos: | Veja mais »

PRF apreende 100 caixas de cerveja sem nota fiscal na cidade de Atalaia

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam na tarde de ontem (27) um veículo com 100 caixas de cerveja sem nota fiscal. A apreensão ocorreu durante fiscalizações na BR-316, no município de Atalaia/AL.

Os policiais abordaram o veículo Gol, de cor vermelha, com placa de Alagoas, conduzido por um homem de 32 anos. Durante vistorias, foram encontradas 100 caixas de cerveja, cada uma contendo 12 latas, no porta malas do veículo. O proprietário não apresentou o devido documento fiscal da carga.

Diante dos fatos, o veículo e as mercadorias foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal de Alagoas para providências cabíveis.



Por Tnh

| 09:23 | tópicos: | Veja mais »

Ambos no Chapão, Celso Luiz e AA devem ter palanques separados

Ao que parece, os inimigos de infância Celso Luiz e Antônio Albuquerque podem ficar em palanques distintos, mais uma vez.

O atual prefeito de Canapi tem recebido mais atenção e apoio do que o deputado estadual e articulador do PRTB.

No final de semana, por exemplo, Renan Filho passou por Canapi ao lado de Collor e Marx Beltrão, filho de João Beltrão, mas ninguém foi ainda no território de AA.

O parlamentar, aliás, vem compondo alianças na área em que Celso Luiz – que já mandou muito em Alagoas, na época de Lessa governador – o que é inadmissível para políticos com o perfil do prefeito da cidade sertaneja.

Muito dificilmente, porém, Albuquerque e o ex-presidente da Assembleia deixarão de formar juntos no Chapão, comandando pelo senador Calheiros.

Aliás, o presidente do Senado tem um aliado histórico dentro do PRTB, Adeilson Beserra, que costura a aliança com o PMDB e tem como missão aplacar as mágoas de Almeida – já explicitadas – e de Albuquerque, por enquanto manifestadas internamente.

Os demais nomes de peso do partido, João Beltrão e Cícero Ferro, são aliados históricos dos Calheiros e de Collor.




Por TNH/ Foto: Reprodução-Blog de Igor

| 09:22 | tópicos: | Veja mais »

Carimbão empurra Luciano Barbosa para vice de Renan Filho

Ainda que não tenha aceitado o convite para ser vice de Renan Filho, o deputado Givaldo Carimbão demonstra força na negociação com o PMDB.

Ele sabe que Calheiros (o pai) trabalha para esvaziar as candidaturas de Biu de Lira e Eduardo Tavares, deixando os dois sem partidos de alguma expressão nas respectivas coligações.

Mas se o presidente do Senado tem arrastado as legendas nanicas com promessas de ajuda – inclusive de espaços no governo federal – com Carimbão tem sido outro o padrão de negociação.

O líder do PROS quer a “vaga” de Luciano Barbosa na chapa de deputado federal do PMDB. Ele avalia que será eleito com alguma facilidade ao lado de Marx Beltrão.

Barbosa?

Deve ir, nesta condição, formar ao lado de Renan Filho na dobradinha do Chapão ao governo do Estado.

Carimbão mostra a Calheiros que também sabe tirar vantagem de uma negociação.

Uma chapa “puro sangue” de Calheiros ao governo, por outro lado, abre espaço para os demais partidos do Chapão na disputa pelo Senado – dificilmente José Wanderley comporia um trio peemedebista. Para Collor, a união PMDB-PROS pode ser a solução que ele esperava para ser aceito como candidato oficial do Chapão.

E que ninguém ache que Calheiros saiu perdendo em esperteza.

Isso só aconteceu no passado. Hoje, quando ele não ganha, empata.



Por TNH (Blog do Ricardo Mota)

| 09:17 | tópicos: | Veja mais »

Dilma diz que Marco Civil foi saudado como exemplo

Presidenta informou que os dados dos usuários da internet colhidos no Brasil têm de ser protegidos, ainda que estejam armazenados em outro país

A presidenta Dilma Rousseff voltou a comemorar hoje (28) a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado por ela na semana passada durante a abertura do Encontro Global Multissetorial sobre o Futuro da Governança da Internet - NetMundial, em São Paulo. Segundo ela, o Brasil tem agora um instrumento efetivo para garantir a liberdade de expressão, o respeito à privacidade das pessoas e das empresas e aos direitos humanos na internet.

“O Brasil está na vanguarda dessa legislação, porque somos o primeiro país do mundo a ter uma lei que consolida a internet como espaço livre e democrático, o que é essencial para a participação social, para a inovação e, principalmente, para o exercício da cidadania”, disse ela, em seu programa semanal Café com a Presidenta.

Dilma acrescentou que o marco civil foi saudado no NetMundial como um exemplo para o aperfeiçoamento e a democratização da governança global da internet e para torná-la cada vez mais aberta, multissetorial, multilateral, democrática e transparente. “Esses são objetivos com que o mundo tem de se preocupar imediatamente, face aos inaceitáveis e condenáveis episódios recentes de monitoramento e espionagem na rede.”

A presidenta informou que os dados dos usuários da internet colhidos no Brasil têm de ser protegidos, ainda que estejam armazenados em outro país. “Com a nova lei, não importa se a empresa é brasileira ou estrangeira, ou se os dados estão armazenados aqui ou fora do país. Para todos os dados coletados no Brasil vale a lei brasileira, e os direitos do usuário da internet têm que ser respeitados. Com isso, a partir de agora, qualquer cidadão que tiver os dados utilizados e divulgados sem a sua expressa autorização pode recorrer à Justiça para exigir a proteção de direitos.”

O marco civil garante, segundo Dilma, que os direitos offline terão de ser os mesmos garantidos ao cidadão online. “O Marco Civil da Internet também traz uma regra específica para a retirada de imagens não autorizadas contendo, por exemplo, cenas de pedofilia e cenas de nudez. Aliás, esse é um problema que atinge, sobretudo, as mulheres, vítimas do furto de dados ou mesmo de vingança praticada por um ex-parceiro, um ex-companheiro. Nesse caso, a pessoa que tiver sua intimidade indevidamente exposta poderá solicitar diretamente ao responsável pelo site a imediata retirada das imagens do ar. Se o responsável pelo site não retirar as imagens, ele responderá civil e criminalmente, junto com o autor da postagem.”

A presidenta também comemorou a neutralidade da rede. “O princípio da neutralidade estabelece o seguinte: o provedor tem que oferecer a internet sem limitar serviços que possam ser acessados pelos usuários. A neutralidade impede que provedores de conexão privilegiem o acesso a determinados sites e serviços em razão de acordos econômicos. Se isso fosse permitido, o sucesso de um site ou de um serviço na internet passaria a depender do poder econômico de seu responsável, e não de sua qualidade. O poder de escolher o que quer acessar na internet é do usuário, seja ele rico, pobre ou mediano, e não da empresa que está vendendo a conexão.”



Por Agência Brasil

| 09:15 | tópicos: | Veja mais »

PMDB: discussão da chapa-puro sangue circula entre aliados e adversários

Qual posição o PMDB vai tomar para disputar o governo do Estado de Alagoas na condição de oposição ao atual governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB)? Esta é uma pergunta que tem passado na cabeça de aliados e adversários.

No discurso, estratégia definida: o PMDB quer passar a imagem de quem constrói um programa de governo ouvindo a população. Lançou até site para isto. Uma candidatura com cara de coletividade e apoiada em eixos que trarão solução para o Estado. O marketing da pré-campanha trabalha com isto em mãos desde já.

Renan Filho seria uma candidatura diante da necessidade do senador Renan Calheiros permanecer em Brasília. Eis o discurso que quer se vender para o grande público. Sem embates aparentes com adversários. Estes seguem como parte de uma “guerra fria”.

Em relação à composição de chapa, os peemedebistas - incluindo o senador Renan Calheiros (PMDB) – mandam avisar que agora é hora de um passo de cada vez. Na visão do partido, o momento é de apenas cumprir o acordado com toda a frente de oposição e a presentar a cabeça da chapa, que ocorrerá no dia 5 de maio.

A data já foi confirmada pela assessoria de imprensa do partido. O nome oficializado – segundo os bastidores políticos – é o do deputado federal Renan Filho (PMDB). Entretanto, os aliados pressionam o PMDB para ir além e já mostrar, o mais rápido possível, a composição da chapa.

O senador Fernando Collor de Mello (PTB) é um desses aliados. Teme ser deixado pelo caminho, diante de uma candidatura peemedebista para o Senado Federal. O PRTB – comandado por Adeílson Bezerra – também tem pressa de definir as proporcionais. Por isto, o nome do ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) é jogado na roda.

Os aliados sabem que o PMDB tem o tabuleiro do xadrez e as peças principais. Renan Calheiros conduziu o processo até aqui como um habilidoso enxadrista e só “antecipou” a candidatura com um cenário mais definido o possível. Esperou pelo Palácio República dos Palmares e pelos passos de um outro adversário potencial: o senador Benedito de Lira (PP).

Agora, tem condições de travar uma “guerra fria” com Lira que pode – inclusive – minar a candidatura do pepista, haja vista os diálogos com o deputado federal Givaldo Carimbão (PROS) e com o Solidariedade de João Caldas. O PMDB ainda reforçou a aliança com o PT local. Enfim, uma frente bastante ampla a ser administrada por Calheiros.

Natural que esta frente – como sempre fez! - cobre um pouco mais de velocidade do senador para definir a chapa completa. O que passou a ser uma indagação? A possibilidade do PMDB partir para uma chapa-puro sangue, indicando o vice do partido e tendo candidato ao Senado. Nome no partido não falta para o desafio: o ex-vice-governador José Wanderley e o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

A proposta de chapa puro-sangue – ainda que remota – já foi ventilada em reunião do partido com algumas de suas lideranças. Isto, por si só, mostra quem são os donos da bola! Mas, as negociações na frente seguem. Para compor de vice, o PT está presente. Um dos nomes postos – em bastidores – é o do deputado estadual Judson Cabral. Para o Senado Federal, a opção é Collor. Este sempre foi um nome pensado e repensado em função do peso no palanque.

A teoria da chapa puro-sangue é assunto que interessa a aliados e a adversários. Particulamente, não creio na teoria. Mas, que circula...circula! Um motivo a mais para a pressa de alguns aliados.



Por Cada Minuto

| 09:11 | tópicos: | Veja mais »

Biu quer que PT respeite 'mão dupla', mas entra na 'contramão' de Dilma

Pré-candidato a governador do PP prefere não explicar sua atuação contra reeleição de Dilma: "Entendam como quiser!"

O senador e pré-candidato a governador Benedito de Lira (PP) negou ter rompido a aliança política com a presidente Dilma Rousseff, garantiu que ainda faz parte da base de apoio à gestão petista, mas admitiu que negocia com o PSB para construir em Alagoas um palanque para o o governador pernambucano Eduardo Campos, adversário político da candidata à reeleição pelo Partido dos trabalhadores (PT). Benedito falou tudo isso em uma rápida entrevista concedida no Palácio República dos Palmares, antes da posse do novo secretário da Defesa Social, Diógenes Tenório, na sexta-feira (25).

“Entendam como quiser”, foi o conselho do próprio senador do PP, para quem ficar confuso com seu posicionamento. Para a pergunta sobre sua avaliação do Brasil Mais Seguro, executado em parceria da gestão de Dilma com o governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB), Benedito criticou o governo federal e saiu em defesa do governador tucano, sobre quem ainda mantém a esperança de obter um acordo mais vantajoso politicamente.

Mas o senador que se vangloria de ter indicado o ex-superintendente da Caixa em Alagoas, Gilberto Occhi, para comandar o Ministério das Cidades, concentra suas críticas nos destinos políticos do PT em Alagoas, que praticamente definiu apoio à pré-candidatura do deputado federal Renan Filho ao governo. Benedito exige a reciprocidade de anos de sua “fidelidade” a Lula e Dilma. Diz que faz política de mão dupla, mas parece ter entrado numa contramão, em rota de colisão com a petista.

O leitor pode conferir abaixo as respostas de Benedito às perguntas feitas pelo blog e concluir se esta é uma postura de um aliado ou de um adversário da gestão petista:

O senhor busca aliança com o governador Eduardo Campos?

Eu estou conversando com o PSB de Alagoas. E evidente que não podemos fechar a porta para ninguém. Assim como o PT pode se compor com quem quer, qualquer partido político da base do governo também pode.

Então não é um racha com a base da presidente Dilma?

Não! Não! Muito pelo contrário. Esse povo todo que hoje é ‘dilmista’; ‘lulista’... O ‘lulista’ e o ‘dilmista’ sou eu. Porque quando todos votaram contra o presidente Lula, em 1989, o único que votou com Lula na classe política de Alagoas fui eu. Votei no Lula nas cinco eleições, votei com Lula na eleição a Dilma, apoiei a presidenta durante todo o seu governo, meu partido é da base de apoio e, consequentemente, não há, absolutamente, nenhum racha. Muito pelo contrário. Eu tenho que cuidar de fazer uma grande composição política em Alagoas, porque pretendo, se Deus quiser, disputar a eleição de governador do meu Estado.

Mas a formação de um palanque para o Eduardo Campos representa um embate do senhor com a Dilma, não é?

Ah! Como quiserem entender, entendam! Tá certo? Mas, evidente que eu tenho uma expectativa com relação ao PT. Eu sempre apoiei o PT e gostaria que o PT me apoiasse. Se por acaso não houver, aqui não é mão única. Política é mão dupla. Então, só eu que tenho o direito de apoiar [o PT]? Eles não têm o direito de me apoiar? Então, vou aguardar os acontecimentos.

No auditório Aqualtune, o senador Benedito de Lira conversou com um grupo de líderes do PSB, capitaneados pelo deputado federal e também pré-candidato a governador Alexandre Toledo (PSB). Ambos deixaram o auditório juntos, antes da cerimônia de posse começar.

O blog revelou há uma semana o "jogo pesado" de Biu contra a rejeição de seu projeto eleitoral por parte do PT e da base de partidos aliados a Dilma em Alagoas. Os acontecimentos já estão mostrando quem é o quê nestas articulações de chapas majoritárias. "Como quiserem entender, entendam! Tá certo?"



Por Cada Minuto

| 09:10 | tópicos: | Veja mais »

últimas notícias