Carnaval e Retiros de Carnaval

Sociologicamente podemos dizer que o elemento festa está presente na identidade humana. O homem em alguns momentos rompe com o cotidiano e festeja, criando momentos especiais. A questão é: quais os frutos decorrentes desses momentos?

Em todas as festas o homem altera sua rotina, muitas vezes deixando que a fantasia, a imaginação e o desejo tenham ascendência sobre sua própria razão.

Essas afirmativas “caem de cheio” no que diz respeito ao Carnaval. Isso porque no Brasil o carnaval está enraizado profundamente em sua cultura.

Certamente que o carnaval tem seu início, ápice e declínio, nos três dias de folia. É, portanto, uma festa temporal, relativa.

O período de carnaval oferece opções de lazer, cultura, mas oferece também momentos de reflexão. Pode-se escolher, desde o tradicional “mela-mela” até os RETIROS ESPIRITUAIS.

Enquanto muitos festejam estes dias de carnaval com música, dança, comida e bebida fartas, muitos homens e mulheres de todas as idades trocam as “fantasias” por recolhimento, palestras, louvores, reflexões, orações, celebrações... São os chamados RETIROS ESPIRITUAIS.

Como Javé, no Antigo Testamento, chamou seu povo ao deserto para buscar a conversão; como Jesus Cristo no Novo Testamento se recolheu, em alguns momentos com os apóstolos para oração, para ensinamento; a Igreja fundada pelo mesmo Cristo também convoca seu povo em alguns momentos, como, por exemplo, no período de Carnaval.

“Recolher-se” em Retiro, significa: afastar-se de tudo quanto possa distrair a mente e o coração daquele que é o único que pode nos dar a vida verdadeira: Jesus Cristo (já que em relação ao tempo e ao espaço, possuímos apenas a “vida biológica”); ir a lugar apropriado para uma escuta atenta e obediente a Palavra de Deus, “colocar-se” amorosamente sem distrações diante de Jesus misericordioso...

Na verdade, em se tratando dos Retiros de Carnaval, quando o fiel “retira-se” para se ocupar somente com o Senhor Jesus e sua Palavra, já está antecipando sua vivência quaresmal. Ele oferece os dias de retiro por si e por aqueles que optaram pela “folia”, para que Deus, em sua imensa misericórdia de Pai, os proteja. Ele também está se preparando para viver intensamente este Tempo Santo – Quaresma - da Liturgia de nossa Igreja, caminho para Páscoa. Páscoa que se renova a cada dia, não sendo, como o carnaval algo passageiro, temporal, mas eterno.



Imagem: Blog de Igor


Por Pe. José Neto de França

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 | 08:35 | tópicos: | Veja mais »

Eleições 2014: Enquete em Blog aponta Ronaldo Lessa na opinião de internautas como favorito á disputa do Governo de Alagoas

O Blog de Igor, blog pertencente ao blogueiro Igor Santana Ribeiro que escreve para alguns site e portais de notícias do estado, tais como: Estadão Alagoas (Blog Igor Santana), 40 Graus AL (Blog Igor Santana) e 7 Segundos ( Blog Igor Ribeiro) vinha realizando uma enquete em seu blog pessoal na qual questionava de internautas sob em quem eles votariam para o Governo do estado.

A enquete que questionou a seguinte pergunta: “ Em quem você votaria para o Governo de Alagoas? “ e foram apresentados alguns nomes dentre os quais alguns deles já lançados como pré-candidatos e outros apenas cogitados para o Governo de Alagoas. Os nomes apresentados foram: Ex-Governador Ronaldo Lessa (PDT), Sen. Fernando Collor (PTB), Dep. Fed. Renan Filho (PMDB), Vic. Gov. José Thomaz Nonô (DEM), Sec. Gov. Marco Fireman (PSDB), Dep. Fed. Alexandre Toledo (PSDB) e o Sen. Benedito de Lira (PP).
A enquete mostra que segundo os internautas o nome preferido para o Governo do estado é o do Ex-governador Ronaldo Lessa que aparece com 46% dos votos, em seguida aparece o nome do Senador Fernando Collor com 30%. Embora Lessa e Collor se mostrem contrários a uma disputa com seus nomes ao governo, tudo pode acontecer, inclusive nada!

O fato é que Lessa e Collor como grandes lideranças que integram a frente de oposição estão unidos em prol da possível candidatura do Dep. Fed. Renan Filho que vem sendo fortemente articulada pelo pai do mesmo, o Senador e presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Até o momento solidificadas estão as candidaturas dos Governistas Sen. Benedito De Lira (PP) e a do Vic. Gov. José Thomaz Nonô (DEM). Outros nomes estão sendo ventilados na base governistas como o do Dep. Fed. Alexandre Toledo (PSDB) e do Sec. Marco Fireman (PSDB). O que se vê na realidade é uma disputa entre os referidos citados pelo apoio do Governador Teotônio Vilela (PSDB), comenta-se que Téo possivelmente lançará mais de um candidato ao governo como fez nas eleições municipais de Maceió onde lançou Rui Palmeira (PSDB) e Jeferson Morais (DEM).

A realidade é que nem a oposição e situação lançaram ainda seus candidatos ao governo do estado, é muito cedo! O momento é de dialogo, muitos diálogos que se fazem presentes nas excessivas reuniões e encontros de ambos os lados.



Imagem:reprodução/Blog de Igor
Por redação

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014 | 10:02 | tópicos: | Veja mais »

Após 60 anos juntos, casal morre de mãos dadas com horas de diferença

Um casal de idosos que passou 60 anos juntos morreu de mãos dadas, com apenas algumas horas de diferença no início deste mês em Nova York, nos Estados Unidos, segundo o jornal “New York Daily News” e a TV WGRZ (veja a reportagem em vídeo, em inglês). Ed Hale, de 83 anos, havia prometido à mulher, Floreen Hale, de 82 anos, que nunca a deixaria.

Ele permaneceu ao lado dela mesmo após ela morrer, e acabou morrendo 36 horas depois. Os dois se conheceram em 1952. Floreen estava em uma festa com seus amigos pela primeira vez desde que havia sofrido um acidente de carro, que matou seu primeiro marido – ela estava casada havia apenas seis meses. Ed prometeu cuidar de Floreen pelo resto da vida, e os dois nunca se separaram. No fim de janeiro, entretanto, a promessa feita pelo homem de cuidar de sua mulher até o fim quase foi quebrada quando ele foi hospitalizado devido a um problema na perna, considerado grave pelos médicos.

Ed pediu para ver sua mulher, sem saber que ela também havia sido internada em um outro hospital com problemas no coração. Seu estado também era considerado grave. O homem ficou inconformado. “Ele disse ‘preciso ver sua mãe, preciso falar com sua mãe. Estou morrendo, eu preciso vê-la’”, contou Renee Hirsh, filha do casal. “Foi o pior dia da minha vida.” O hospital onde Ed estava internado concordou em transferi-lo caso suas condições de saúde melhorassem. Dois dias depois, isso foi possível, e ele foi levado para o hospital onde Floreen estava.

Os dois foram instalados em camas colocadas uma ao lado da outra. Floreen pareceu confusa ao perceber que seu marido havia chegado. “Ela achou que ele talvez já tivesse morrido”, contou a filha do casal. Os dois trocaram juras de amor novamente, deram as mãos, e alguns minutos depois Floreen morreu. Ed permaneceu ao seu lado, e sua condição se deteriorou.Após 36 horas, ele também morreu. Os dois foram enterrados juntos no dia 13 de fevereiro.






(Arquivo pessoal do casal)



Por G1



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 | 01:30 | tópicos: | Veja mais »

Alagoano abre o '' Quem chega lá '' do Faustão e garante permanência no quadro

Alagoano abriu a disputa pelo quadro e venceu a primeira etapa

Neste Domingo (23) o programa Domingão do Faustão exibiu o quadro '' Quem chega lá '' no qual tem a participação de calouros vindos de todo o Brasil que mostram seus talentos e competem entre si a cada domingo aonde um apenas é selecionado para continuar na etapa do quadro.

Um Alagoano esteve entre três calouros humoristas que disputaram a permanência até a próxima fase do quadro no programa. O universitário de Direito natura de Maceió, capital Alagoana, Ed Gama foi o primeiro a se apresentar e arrancou gargalhadas de todos, suas piadas foram tão engraçadas que lhe garantiram sua permanência através do voto do público. Com 52% Ed foi consagrado para continuar a disputa no quadro e irar até o próximo que será no dia 09 de Março.



Imagem: Ed Gama (Facebook)
Por redação

| 00:30 | tópicos: | Veja mais »

Cccistas rezam o Terço e distribuem Sopão para moradores do Pov. Lagoa dos Bois, em Olivença

Ação social é a primeira do ano

Na noite deste Sábado (15) Jovens membros do movimento C.C.C ( Caminhada Comunitária com Cristo) da cidade de Olivença/AL, pertencentes a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, realizaram mais uma de suas ações sociais que tradicionalmente o movimento vem realizando anualmente e esta é a primeira do ano.

Desta feita um Sopão Solidário foi distribuído pelos jovens Cccistas, mas antes da distribuição as famílias rezaram o Santo Terço oferecendo o alimento daquela noite ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora, a distribuição ocorreu na comunidade Lagoa dos Bois ( Casinhas), uma comunidade carente, mas com o coração totalmente acolhedor.

''São ações como essas que nos aproxima de nosso Senhor Jesus Cristo, É perceber o quanto Cristo está presente em cada semblante e quão é gratificante seguir a Cristo e ir onde ele mandar, expelido pela força de seu Santo Espírito e atendendo ao apelo do Santo Padre, Papa Francisco, teremos sempre a motivação necessária que se dá por meio de viver com alegria o Santo Evangelho. Sabemos que é muito pouco perto do que Deus faz por nós, mas lembremos das palavras de Madre Tereza de Calcutá '' Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor. '' Disse o coordenador do movimento, Paulo Augusto.
















































Imagens: Cortesia/Cccistas de Olivença


Por redação com informações de Paulo Augusto

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 | 19:27 | tópicos: | Veja mais »

Missão Jovem em Santana do Ipanema

Veja informações no Blog Igor Santana no site Estadão Alagoas!





































































FOTOS: MÁRCIA DIAS/ JACKSON RODOLFO

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 | 01:00 | tópicos: | Veja mais »

últimas notícias