|

Teo Vilela e Biu de Lira antecipam a disputa pelo Senado de 2018

O governador tenta enfraquecer o seu provável adversário em 2018, quando pretende dobrar com Renan Calheiros na disputa das duas vagas para o Senado

Alguém já disse que uma eleição é sempre uma preparação para a eleição subsequente. É verdade. A definição de quem serão os aliados e os adversários em determinado pleito pode ter objetivos estratégicos, com os resultados só aparecendo anos depois.

Essa forma de analisar os processos políticos pode ajudar a desvendar os movimentos que faz o governador Teo Vilela, após anunciar que não seria mais candidato ao Senado.

Vilela entendeu que perderia a disputa com Collor, principalmente por não ter um forte candidato ao governo que dobrasse com ele.

Resolveu ficar no poder, comandando as ações que podem influir, por exemplo, na disputa ao Senado de 2018, quando pode voltar a ser senador. É bom lembrar que os mandatos de Renan Calheiros e Biu de Lira se enceram daqui a quatro anos.

Quem seria o parceiro de Vilela em 2018? Adivinhou quem disse Renan Calheiros. Quem será o adversário a ser batido por ele em 2018? Adivinhou de novo quem disse Biu de Lira.

Vilela e Biu de Lira já não dançam no mesmo ritmo. Bolero e xaxado não combinam.
Na verdade, Vilela está se movendo hoje para enfraquecer o seu possível concorrente em 2018. O principal adversário de Teo Vilela, agora, é Biu de Lira. Renan é o seu futuro aliado.

Se Biu de Lira sai fortalecido da campanha ao governo, mesmo que não vença, tem ampliada as suas chances de reeleição para o Senado daqui a quatro anos. É isso que Teo Vilela não quer.
E o que faz Biu de Lira? Luta desesperadamente para resolver, talvez, o maior dilema da sua vida política. Se avaliar que perde em 2018, rompe com todo mundo e investe na candidatura ao governo do estado, sacrificando os espaços que tem na base do governo federal e estadual. Se considera que tem chance em 2018, recua, mantém seus espaços e acumula forças.

Por enquanto, Biu de Lira tenta segurar o PSD de João Lira, o PR de Maurício Quintella e o Solidariedade de João Henrique Caldas. Todos sendo assediados por Vilela para pularem para o galho tucano de Eduardo Tavares.

Estamos vivendo a reta final das construções das alianças. Falta pouco para sabermos quem sai vitorioso na acumulação de forças para esta e para as próximas eleições.
O grande vencedor, até agora, tem sido Renan Calheiros, que colhe todos os benefícios desta disputa antecipada para fortalecer a candidatura de Renan Filho.




Por Reporter Alagoas

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Teo Vilela e Biu de Lira antecipam a disputa pelo Senado de 2018"

Deixe um comentario

últimas notícias