|

JHC critica Programa da Reconstrução e diz que casas foram “loteadas”

O Programa da Reconstrução, destinado às vítimas das enchentes que atingiram vários municípios alagoanos em 2010, foi duramente criticado na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

O deputado João Henrique Caldas (JHC), presidente da Comissão das Enchentes na Casa, denunciou que, quatro anos após a tragédia, as obras ainda não estão concluídas e algumas casas já entregues em conjuntos habitacionais na Zona da Mata apresentam vários defeitos, inclusive alagamentos.

O parlamentar disse que as residências foram feitas sem zelo e utilizadas “para fins eleitoreiros, loteadas por vereadores, secretários e políticos, beneficiando pessoas que não foram atingidas pelas enchentes” e cobrou que a ALE investigue o assunto.

“As vítimas das enchentes estão vendo a água entrar novamente em suas casas. Há pessoas que já deixaram essas residências porque tinham menos problemas na zona de risco. As casas foram entregues de qualquer forma, com obras inacabadas”, afirmou JHC, acrescentando que o asfalto está cedendo e as moradias parecem “cascas de ovos” de tão frágeis.

Convocação

Em aparte, Antônio Albuquerque (PRTB) disse que não havia justificativa para o governo do Estado ainda não ter concluído as obras, e colocou mais lenha no pronunciamento do colega: “O governo estadual intermediou negócios, não se sabe de que forma, com as construtoras”, disse.

O vice-presidente da ALE acrescentou que há informações de que alguns terrenos para construção doados pela prefeitura ou pelo governo foram inclusos no orçamento como se tivessem sido “bancados” pela construtora. “Isso é grave e preocupante”, resumiu.

Judson Cabral (PT) sugeriu que a Casa convocasse representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), do Serviço de Engenharia do Estado (Serveal) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para prestar contas acerca das obras da reconstrução. “Antes faríamos visitas aos locais, para pegar depoimentos, fotos e então darmos encaminhamento ao assunto”.

Apadrinhamento

Em fevereiro deste ano, em entrevista ao Blog do Vilar, JHC já havia falado sobre as denúncias envolvendo supostos cadastros beneficiando apadrinhamentos políticos para a entrega das casas. Na ocasião, ele também criticou a baixa qualidade das construções e os diversos problemas de infraestrutura encontrados nos conjuntos habitacionais.

O parlamentar disse que os relatórios elaborados pela Comissão de Enchentes já foram encaminhados para as autoridades responsáveis.



Por CM

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "JHC critica Programa da Reconstrução e diz que casas foram “loteadas”"

Deixe um comentario

últimas notícias