|

Inteligência emocional: razão e emoção podem sim conviver em harmonia

Essa é a capacidade de gerenciar impulsos a favor de um objetivo

Quantas vezes deixamos nossas emoções agir pela razão e depois paramos e dizemos: O que foi que eu fiz? Todos já passamos por isso, deixar levar-se pelos impulsos da emoção sem analisar a situação.

A boa noticia é que podemos sim controlar estes impulsos e trazer mais inteligência para nossas emoções agindo de forma positiva e com grandes benefícios para si mesma. Isso se chama inteligência emocional que é a capacidade de gerenciar a emoção a favor de um objetivo, ou seja, analisar e “arquitetar” as emoções de forma que elas possam contribuir para alcançar o que você espera.

Não podemos deixar que as emoções interfiram em nossas decisões sempre, isso pode causar muita angustia e sofrimento.

Por mais que acredite ser uma pessoa que age pela emoção e não há nada que possa fazer, você pode sim controlar seus impulsos e agir de forma adequada a uma situação na qual facilmente perderia a razão, para isso o que você precisa antes de tudo é conhecer a si mesma.

Somente o autoconhecimento pode fazer com que sua mente emocional possa analisar a situação de forma inteligente. Através do autoconhecimento posso entender exatamente o que me faz agir de forma impulsiva.

O reconhecimento de suas próprias emoções e a capacidade de discriminá-las chama-se inteligência intrapessoal, no entanto outro fator também se mostra de suma importância: o que chamamos de inteligência interpessoal que é a capacidade de reconhecer e responder adequadamente ao humor, temperamento, motivações e desejos de outras pessoas.

A inteligência emocional então é composta destes dois fatores: inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal onde além de autoconhecimento, preciso também conhecer a origem de minhas emoções além de perceber a intenção emocional das outras pessoas.

O que ocorre muitas vezes é que respondemos de forma inadequada porque algo nos machuca ou porque temos medo e às vezes nem nos damos conta disso.

À medida que vou compreendendo que reajo de forma inadequada emocionalmente por conta de algo que desconheço ou algo que tenho medo, consigo adequar melhor e responder de forma emocionalmente inteligente evitando um desgaste maior.
Mas como levar inteligência a emoção? Você deve estar se perguntando. Segue então cinco dicas importantes para desenvolver sua inteligência emocional:
1. Desenvolva a autoconsciência - Procure distinguir seus sentimentos no exato momento em que eles ocorrem.

2. Aprenda a lidar com as emoções – Não basta apenas reconhece-las, é preciso saber lidar com as emoções, para que sejam adequadas ao contexto.

3. Motive-se – Antes de começar uma conversa difícil ou responder grosseiramente a alguém pense antes: O que eu quero com isso? Ao fixar um objetivo você encontra motivação para agir de forma adequada e conseguir o que espera.

4. Reconheça a emoção nos outros – Tenha empatia, saiba se colocar no lugar de outras pessoas este é um fator fundamental para inteligência interpessoal.

5. Saiba lidar com os relacionamentos – Respeite a diversidade, seja sensível ao impacto que você causa a outras pessoas e ofereça soluções.

Acredito que o grande segredo da inteligência emocional é saber o que realmente quer, conhecer seus limites e o limite do outro, pois tendo consciência disso, você pode analisar melhor as situações e assim promover uma revolução em sua vida.



Por Tribelas

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Inteligência emocional: razão e emoção podem sim conviver em harmonia"

Deixe um comentario

últimas notícias