|

Três peixes saudáveis e de baixo custo para incrementar cardápio

Nutricionista lista os benefícios da tilápia, pintado e dourado

Cada vez mais pessoa têm optado por substituir a carne vermelha por peixes. Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), os brasileiros aumentaram em 23,7% o consumo de peixes e frutos do mar nos últimos dois anos, o que coloca o Brasil como um dos países que consome a média mínima de pescados recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 12 quilos por ano.

Além de saborosos, os peixes oferecem muitos benefícios à saúde. “Nosso cardápio une as duas premissas e conta com diversas opções para todos os gostos, tendo como base nutricional três peixes que estão entre os mais consumidos do Brasil: a tilápia, o pintado e o dourado”, diz a nutricionista Marcela Castelli, da Colpani Fish Grill.

E engana-se quem pensa que os peixes são sempre opções mais caras. A nutricionista apresenta três alternativas que possuem ótimo custo-benefício.

Peixes mais saudáveis

Tilápia

Tem menos de 5% de gordura e é uma das melhores fontes de ômega-3 (500 a 1.600 mg em cada filé de 100g). Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), potássio, fósforo e vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.

Pintado

De fácil digestão, possui quantidades consideráveis de cálcio, zinco, fósforo, potássio, niacina e DHA. Possui também as mesmas gorduras monoinsaturadas que são encontradas no azeite de oliva e fazem bem para o coração e o colesterol.

Dourado

É uma preferência nacional e o campeão no quesito sabor. Assim como os demais peixes, faz muito bem para o organismo.


Por Saude Delas

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Três peixes saudáveis e de baixo custo para incrementar cardápio"

Deixe um comentario

últimas notícias