|

Carnaval e Retiros de Carnaval

Sociologicamente podemos dizer que o elemento festa está presente na identidade humana. O homem em alguns momentos rompe com o cotidiano e festeja, criando momentos especiais. A questão é: quais os frutos decorrentes desses momentos?

Em todas as festas o homem altera sua rotina, muitas vezes deixando que a fantasia, a imaginação e o desejo tenham ascendência sobre sua própria razão.

Essas afirmativas “caem de cheio” no que diz respeito ao Carnaval. Isso porque no Brasil o carnaval está enraizado profundamente em sua cultura.

Certamente que o carnaval tem seu início, ápice e declínio, nos três dias de folia. É, portanto, uma festa temporal, relativa.

O período de carnaval oferece opções de lazer, cultura, mas oferece também momentos de reflexão. Pode-se escolher, desde o tradicional “mela-mela” até os RETIROS ESPIRITUAIS.

Enquanto muitos festejam estes dias de carnaval com música, dança, comida e bebida fartas, muitos homens e mulheres de todas as idades trocam as “fantasias” por recolhimento, palestras, louvores, reflexões, orações, celebrações... São os chamados RETIROS ESPIRITUAIS.

Como Javé, no Antigo Testamento, chamou seu povo ao deserto para buscar a conversão; como Jesus Cristo no Novo Testamento se recolheu, em alguns momentos com os apóstolos para oração, para ensinamento; a Igreja fundada pelo mesmo Cristo também convoca seu povo em alguns momentos, como, por exemplo, no período de Carnaval.

“Recolher-se” em Retiro, significa: afastar-se de tudo quanto possa distrair a mente e o coração daquele que é o único que pode nos dar a vida verdadeira: Jesus Cristo (já que em relação ao tempo e ao espaço, possuímos apenas a “vida biológica”); ir a lugar apropriado para uma escuta atenta e obediente a Palavra de Deus, “colocar-se” amorosamente sem distrações diante de Jesus misericordioso...

Na verdade, em se tratando dos Retiros de Carnaval, quando o fiel “retira-se” para se ocupar somente com o Senhor Jesus e sua Palavra, já está antecipando sua vivência quaresmal. Ele oferece os dias de retiro por si e por aqueles que optaram pela “folia”, para que Deus, em sua imensa misericórdia de Pai, os proteja. Ele também está se preparando para viver intensamente este Tempo Santo – Quaresma - da Liturgia de nossa Igreja, caminho para Páscoa. Páscoa que se renova a cada dia, não sendo, como o carnaval algo passageiro, temporal, mas eterno.



Imagem: Blog de Igor


Por Pe. José Neto de França

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Carnaval e Retiros de Carnaval"

Deixe um comentario

últimas notícias