|

De uma vontade inabálavel de Mulheres ativistas nasce o PMB

O Partido vem surgindo com um dos propósitos de igualdade para as Mulheres no território político do País

As mulheres são 52% da população brasileira. Desde 2008, Suêd, com pouca maquiagem e algum salto alto, corre o país atrás de assinaturas para o registro definitivo no TSE do PMB ( Partido das Mulheres Brasileiras). Já conseguiu 478 mil. Enquanto isso, é filiada ao PTdoB, presidido por… um homem. Faltam 75 mil assinaturas.

Em quatro anos, já montou diretórios em 11 estados. De 11 presidentes regionais, só três são mulheres. Suêd confessa que é difícil achar mulher interessada. Uma militante, diz, não entrou para o PMB por um detalhe: “Tenho que ouvir meu marido.” Ele foi contra.

No segundo casamento há 37 anos, mãe três filhos e avó de uma menina de 5 anos, Suêd conta que nunca dependeu de homem. Filha de ex-faxineira, foi lavadeira em São Luiz Gonzaga, MA, e quebrou coco e pedra para sobreviver. Chegou ao Rio em 1977 e foi uma das primeiras mulheres metalúrgicas do Estaleiro Caneco. Era soldadora. Católica, formou-se assistente social e criou um curso de pedreiro para mulheres na Arquidiocese.

Suêd, que teve a ideia de criar um partido de mulheres em 2000, chama Dilma de “presidenta” e não esconde a simpatia pela chefe do Executivo. Sobre Maria Madalena, a prostituta perdoada por Jesus, está convencida: “Ela só se curvou diante do filho de Deus.”

Na Creche Comunitária Luiz Carlos Prestes, que fundou na Pavuna, na Zona Norte do Rio, ela sofreu a influência da tia Maria José Aragão, comunista. Ex-pedetista, jura que sempre esteve na oposição, mas não pinta a cor ideológica do seu PMB: “No Brasil, hoje, a esquerda se alia à direita e vice-versa.” Mas aí essa é outra história


PMB tem seu registro indeferido este ano

Na sessão de terça-feira ,01 de Outubro, a Corte eleitoral indeferiu, por unanimidade, o registro de órgão estadual do Partido da Mulher Brasileira - PMB, por não ter sido demonstrado o apoiamento mínimo de eleitores necessário à formação do partido (incisos III do art. 13 da Res. Nº 23.282/2010/TSE).

De acordo com o relator, desembargador Wander Marotta , houve apresentação do programa e estatuto partidário e certidão do registro civil da pessoa jurídica (incisos I e II do art. 13 da Res. Nº 23.282/2010/TSE). Já em relação à comprovação do apoiamento mínimo de eleitores, seria necessária a apresentação de 11.838 assinaturas, correspondentes a 0,1% do comparecimento de eleitores na votação para o cargo de deputado federal nas eleições de 2010.

O PMB informou em seu pedido de registro ter conseguido 11.275 assinaturas e, posteriormente, apresentou mais 729. O TRE, após análise das certidões apresentadas, verificou que algumas delas não poderiam ser computadas, em razão de irregularidades apresentadas. Do total dessas assinaturas, foram consideradas válidas 9.910.

Processo Relacionado: ROPPF 37056 ( Fonte: Justiça Eleitoral)


No site do partido a Presidenta apresenta o seguinte recado:

''ENVIE SUAS ASSINATURAS OU CERTIDÕES PARA O SEU DIRETÓRIO REGIONAL OU PARA A COMISSÃO NACIONAL DE LEGALIZAÇÃO. JÁ ALCANÇAMOS A NOSSA META EM 13 ESTADOS, AGORA SÓ FALTA ALCANÇARMOS A META NACIONAL. CONTAMOS COM O SEU APOIO. SÓ NO RIO DE JANEIRO JÁ TEMOS QUASE 100.000 ASSINATURAS CERTIFICADAS.''



Saiba mais sobre o partido- http://www.pmb.org.br/




Por redação/ Imagem: Internet

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "De uma vontade inabálavel de Mulheres ativistas nasce o PMB"

Deixe um comentario

últimas notícias