|

Orquestra Sinfônica de Santana do Ipanema é reportagem do programa ' Terra e Mar' da Tv Gazeta

Programa ' Terra e Mar' exibiu no ultimo sábado (19) uma reportagem com a Orquestra Estudantil Alagoana, convidada para tocar na Argentina.

No ultimo Sábado (19) o programa ' Terra e Mar' da emissora Tv Gazeta de Alagoas exibiu uma reportagem com a orquestra sinfônica da cidade de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas, a orquestra é formada por crianças, jovens e adultos. A reportagem foi feita na Câmara de Vereadores da cidade, ao som feito pelas crianças em seus variados instrumentos musicais tais como: Violoncelo, violino, violão, sax-sanfone, trombone, trompete,clarinete e outros.

A orquestra formada em sua maioria por estuantes de escolas públicas de Santana do Ipanema, regida pelo maestro Paulo César, um Brasiliense apaixonado por musica que escolheu o sertão de Alagoas para viver e decidiu ensinar tudo o que aprendeu para os mais novos.

'' Existe aula de musica nas escolas então apartir daí é feito o trabalho de garimpagem tentando observar entre aqueles que tem aula de musica em suas escolas, qual que tem mais talento para a musica'', disse o maestro Paulo César. A orquestra é intitulada de 'Orquestra Estudantil Alagoana'.

'' A gente começou na banda fanfarra lá no estadual, a gente se conheceu lá'', disse o componente mais velho da orquestra o trompetista, Márcio Alexandre que disse que começou a fazer parte da orquestra quando conheceu Paulo César quando trabalhava numa escola estadual na cidade. Para permanecer na orquestra o estudante dever obter notas boas também na escola.

O aprendizado obtido com musica surpreendeu os próprios alunos. Alguns descobriram a paixão para a vida toda.

'' Depois dos deveres de casa, todo dia, ensaiar mesmo que não estando com o professor do lado, mas tem que ensaiar'', disse a jovem componente Thayna Cabral. Ela disse que sonha em ser uma grande violinista. Parte dos instrumentos musicais foram conseguidos pelo maestro Paulo César e outra parte por meio de doações.

'' Eu ajudo com material o que falta nos instrumentos, corda, professor, é a farda, né? Para que eles possam se apresentar, as viagens quando muitas vezes são precisas, eu ajudo, enfim o que eu posso fazer por eles só não quero que pare!'', disse Maria das Dores, madrinha da orquestra.

Os jovens musicos já tocaram até fora do estado.

''Nós temos vários convites, nós temos um convite muito importante que vai ter pela segunda vez a participação no encontro em Salvador/BA com parceria com a universidade federal da Bahia. Nós recebemos também outro convite para tocar em vários municípios, também para ir á Fortaleza e um outro convite muito especial que nós estamos tentando fazer parceria com o estado e com o município para tocar na Argentina.'' Concluiu o maestro Paulo César.




Por redação com Terra e Mar



Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Orquestra Sinfônica de Santana do Ipanema é reportagem do programa ' Terra e Mar' da Tv Gazeta"

Deixe um comentario

últimas notícias