|

Enem e suas Polêmicas: A nova é que vazaram fotos de provas e gabaritos de candidatos no Instagram

Candidatos usam o Instagram para publicar fotos de suas provas e gabaritos. Atitude deve resultar na eliminação do mesmo

Não é o primeiro e com certeza não será a única edição do Enem a se ter polêmica acerca deste exame nacional no qual visa avaliar alunos do ensino médio e encaminhar a faculdades públicas do país. Criado para ser um instrumento de avaliação do ensino médio, o Enem é hoje o passaporte de acesso ao ensino superior para milhares de estudantes brasileiros. Na edição deste ano são mais de 7 milhões de candidatos inscritos, um recorde para o exame criado há 15 anos.

Nas últimas edições, a prova foi marcada por polêmicas, como o furto do caderno dentro da gráfica e o vazamento de questões em uma escola do Ceará. Em 2012, não houve nenhum problema grave de logística, mas supostas falhas na correção das redações causaram críticas ao exame nacional. Textos com receita de macarrão instantâneo e hino de futebol receberam pontuação considerada razoável.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro.


Candidatos publicam fotos da prova e do cartão-resposta do Enem na web

Candidatos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado publicaram fotos das provas e até do cartão de respostas nas redes sociais – atitude que, como alertou o Ministério da Educação (MEC), deve resultar na eliminação do estudante. Na última sexta-feira, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo vai monitorar as redes sociais para identificar e excluir candidatos que usarem o celular dentro das salas de prova.

Uma breve consulta ao Instagram e ao Twitter, por exemplo, basta para encontrar fotos de diferentes cadernos da prova, separados por cores, e também do cartão-resposta. Na edição do ano passado, 65 candidatos foram punidos após publicarem fotos do cartão de respostas e da sala de provas em redes como Facebook, Twitter e Instagram. Em uma das fotos que circulam na internet, o MEC parece responder diretamente ao candidato que publicou imagens da prova.

"Comunicado importante: Estamos de olho em todas as redes sociais e qualquer participante da prova que estiver postando fotos do gabarito e quaisquer informações sobre a prova serão eliminados em tempo real no local de realização da prova. Infelizmente você será eliminado do ENEM 2013, Renan", teria escrito o Ministério da Educação, conforme a imagem.

No entanto, a assessoria de comunicação do MEC negou que esteja respondendo aos candidatos que divulgam detalhes do exame. Pelas redes sociais, circulam ainda fotos vazadas da prova no ano passado, o que pode causar confusão. Muitos internautas estão denunciando essas imagens ao ministério. A utilização de qualquer aparelho eletrônico é proibida dentro dos locais de prova. A punição para quem for identificado é a eliminação e a consequente anulação de seu teste.


A todos os candidatos Boa Sorte no Enem!



Imagem: Terra

Por redação

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Enem e suas Polêmicas: A nova é que vazaram fotos de provas e gabaritos de candidatos no Instagram "

Deixe um comentario

últimas notícias