|

Atalaia: recurso eleitoral pede cassação de Mano

Prefeito e vice são acusados de abuso de poder político e econômico

Será julgado na sessão do próximo dia 16, quarta-feira, no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/AL), o recurso eleitoral interposto pelos candidatos derrotados nas eleições de 2012, no município de Atalaia. José Lopes de Albuquerque, o Zé do Pedrinho (PSD) e Fernando Lyra (PSD) recorrem contra a decisão do magistrado de primeiro grau, João Paulo dos Santos, que julgou improcedente a ação proposta contra o prefeito, Manoel da Silva Oliveira, o Professor Mano (PTB) e seu vice, Elvio Brasil (PTB), pois entendeu que houve contradições nos depoimentos das testemunhas.

Os gestores são acusados de captação ilícita de sufrágio, abuso do poder político e abuso de autoridade, além da cassação dos diplomas, a ação pede ainda a aplicação de multa, e a declaração de inelegibilidade de Mano e Elvio, como também da vereadora, Michelle da Silva Oliveira (PTB), filha de Mano.

Em 7 de outubro de 2012, o pastor evangélico João Severo foi preso em flagrante pela Polícia Federal comprando votos para a campanha de Mano.Com o pastor foram encontrados santinhos e uma quantia em dinheiro.

A prisão do pastor, que na ocasião, era servidor comissionado da Prefeitura de Atalaia, foi determinada pelo próprio promotor eleitoral de Atalaia, Sóstenes Gaia.Foi a prisão do pastor, que é cabo eleitoral de Mano, que motivou a ação interposta pela oposição.

A expectativa da defesa de Mano é a de que a Corte Eleitoral mantenha a decisão do juiz João Paulo Alexandre dos Santos.“O próprio MP Eleitoral de segundo grau opinou pela improcedência da ação, dizendo que a prisão do pastor foi ilegal”, informou o
advogado de Mano, Luiz Guilherme.

Outras ações

Mano e Elvio Brasil respondem a outras ações judiciais referentes ao pleito de 2012, juntamente com o ex-prefeito, Chico Vigário (PTB). Entre elas estão a suposta distribuição de combustíveis pagos pela prefeitura para promover carreatas durante a campanha. Em três meses, o Município consumiu 151 mil litros de combustíveis, suficiente para ir e voltar de Maceió a São Paulo, 551 vezes, em carro popular. A outra é a suposta fraude no Bolsa Família, onde nove beneficiários aparecem como doadores da campanha de Mano. Os doadores confirmaram as doações, que variaram de R$ 1.600 a R$2.100.



Por Tribuna Hoje

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Atalaia: recurso eleitoral pede cassação de Mano"

Deixe um comentario

últimas notícias