|

Sexo: Visto no passado e nos dias de hoje

A visão do sexo na antiguidade e modernidade




Abordar sobre o sexo é concerteza algo extremamente díficil não sou nem um sexólogo ou muito menos possuo alguma especialidade no assunto mais posso afirmar e acredito que todos iram concordar que o sexo ainda é um grande tabu nos dias de hoje.



PASSADO

Na era medieval, a vida entre quatro paredes ficou mais recatada por causa da influência da Igreja Católica. No mundo ocidental, tudo que era relacionado ao sexo - exceto a procriação - passou a ser pecado. Até pensar no assunto era proibido! O único que se dava bem era o senhor feudal: além de colocar cinto de castidade em sua esposa, ele tinha o direito de manter relações sexuais com qualquer noiva em seu feudo na primeira noite do casamento dela. A datação tradicional da Idade Média vai de 476, queda do Império Romano do Ocidente, a 1453, queda de Constantinopla. Já no Oriente, em países asiáticos, a liberdade sexual era maior. Os homens orientais podiam, por exemplo, ter quantas mulheres quisessem, desde que conseguissem sustentar todas. "Mas o segundo casamento tem de ter autorização da primeira esposa. Isso foi feito para a mulher não ficar sozinha e desamparada", diz o historiador Claudio Umpierre Carlan, professor da Universidade Federal de Alfenas (MG) e pesquisador da Unicamp.


Sexo era pecado e deveria ser evitado a todo custo

Para desincentivar o prazer sexual solitário, surgiram nessa época os mitos de que os meninos ficavam com espinhas ou calos nas mãos caso se masturbassem. Se uma menina se tocasse, ou estava tendo um encontro com Satã ou havia sido enfeitiçada por bruxas. A paranoia era tão grande que muitos tomavam banho vestidos - até o banho era considerado um ato libidinoso.

Como os homens não podiam ter prazer com as esposas, com quem só transavam para procriação, a procura por prostituas era grande. Ao mesmo tempo em que eram malvistas pela sociedade e pela Igreja, as profissionais do sexo tinham que doar metade de seus lucros ao clero - foi o que instituiu o papa Clemente II (1046-1047)



HOJE EM DIA

Ao mesmo tempo em que o sexo é praticado com uma liberdade nunca vista na história, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) atacam em escala também inédita. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 30 infecções curáveis provocadas por vírus, bactérias e protozoários são transmissíveis sexualmente. Todo ano, 340 milhões de novos casos de sífilis, gonorreia, clamídia e tricomoníase ocorrem com adultos entre 15 e 49 anos.

Isso sem contar a aids, que atinge 33 milhões de pessoas no planeta. Fora da OMS, há poucas estatísticas mundiais sobre o rala-e-rola - não se sabe, por exemplo, qual a posição sexual mais praticada na Terra. A maior pesquisa sobre o assunto foi feita pela Durex, fabricante de camisinhas, em 2005 - mas o Brasil ficou de fora dos 41 países investigados. Por aqui, a principal pesquisa foi conduzida por Carmita Abdo, professora da USP, e publicada em 2008, depois de 8 200 entrevistas em dez cidades do país. O resultado: os brasileiros mais pensam do que fazem sexo. Enquanto transam em média três vezes por semana, sonham com 6,3 relações por semana. Na prática, a teoria é outra.

Apesar de muitos avanços naturais da modernidade, o sexo ainda é um tabu nos dias de hoje. Pais em sua maioria não conversam com seus filhos sobre o assunto.



DIA DO SEXO

No dia 6 de setembro comemora-se o Dia do Sexo. A data, 6/9, é celebrada desde 2008, após uma ação de marketing da marca de preservativos Olla. Desde então a empresa encabeça uma campanha para levar o dia em homenagem ao sexo para o calendário oficial. E é claro que o movimento logo caiu nas graças do público, afinal, quem não quer ter celebrar uma data tão sugestiva?

Ao comemorar esta data não esqueça de comemorá-la com responsabilidade!


Por Blog Igor Ribeiro ( Minuto Sertão)

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Sexo: Visto no passado e nos dias de hoje"

Deixe um comentario

últimas notícias