|

De 1985 a 2013 Iron Maiden é atração no Rock in Rio



Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal, formada em 1975 pelo baixista Steve Harris, ex-integrante das bandas Gypsy's Kiss e Smiler. Originária de Londres, foi uma das principais bandas do movimento musical que ficou conhecido como NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal). O nome "Iron Maiden", homônimo de um instrumento de tortura medieval que aparece no filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.O Iron Maiden formou-se no dia de Natal de 1975, logo após o baixista Steve Harris deixar o seu antigo grupo, Smiler. Depois de ter suas composições rejeitadas por várias bandas nas quais participava, por considera-las difíceis e complicadas demais, Steve Harris decidiu criar sua própria banda. Harris atribuiu o nome Iron Maiden inspirado no filme O Homem da Máscara de Ferro (1939) que por sua vez é baseado na obra de Alexandre Dumas, além da óbvia conexão verbal com o instrumento de tortura de mesmo nome.

A banda atualmente é integrada por: Bruce Dickinson (vocalista), Steve Harris (Baixista), Dave Murray (Guitarrista), Adrian Smith (Guitarrista), Janick Gers(Guitarrista), Nicko Mcbrain (Baterrista).

Com quase quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, quatorze vídeos e diversos compactos, o Iron Maiden é uma das mais importantes e bem sucedidas bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo.2 Seu trabalho influenciou diversas bandas de rock e metal. São citados como influência por diversas bandas, antigas e modernas.



Primeira e segunda apresentação da Banda no Brasil


A primeira, em 1985, e a segunda, em 2001, quando a banda realizou os dois maiores shows da sua carreira, tocando para cerca de 250 mil pessoas em cada apresentação.

A primeira apresentação de Bruce Dickinson, Steve Harris e cia. no Rock in Rio foi também foi a estreia da banda no Brasil. O grupo estava em plena World Slavery Tour, turnê de divulgação do álbum Powerslave (1984), o auge da banda.

Como era de se esperar, a apresentação foi impecável e contou com clássicos como “The Trooper”, “2 Minutes to Midnight”, “Aces High” e “Run to the Hills”.


A segunda visita do Iron à Cidade do Rock ocorreu em 2001, quando o grupo encerrou a turnê Brave New World, do álbum de mesmo nome lançado em 2000. O disco e a turnê marcaram a volta de Bruce Dickinson à banda.

Com a mesma atitude e energia de 16 anos antes, o Iron fez o público cantar da primeira à última música. “The Wicker Man”, “Hallowed Be Thy Name”, “The Number Of The Beast” e “Fear Of The Dark” não podiam faltar no repertório

DVD - Este show histórico foi lançado em formato de CD e DVD duplo em 2002. As suas mais de 2 horas de duração foram gravadas por 18 câmeras e editadas pelo próprio Steve Harris, baixista e líder da banda.


Rock in Rio 2013

O Iron Maiden fecha o Rock in Rio neste domingo (22), no palco Mundo, na terceira apresentação da banda no festival. Com um repertório que foi de grandes sucessos a inéditos a banda marcou o ultimo dia do Rock in Rio. Uma multidão foi a loucura com a apresentação da banda que tocou entre grandes e velhos sucessos como '' Fear of the Dark'' e também inéditas como '' The clairvoyante''. A banda está com quase 40 anos de carreira.


Este blogueiro particularmente é um fã de Iron Maiden e tem predileção pelo sucesso '' Blood Brothers''. Que venha o próximo Rock in Rio e que Iron Maiden seja atração mais uma vez!






Créditos imagens: Internet
Por Blog Igor Ribeiro (Minuto Sertão)

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "De 1985 a 2013 Iron Maiden é atração no Rock in Rio"

Deixe um comentario

últimas notícias