|

Monteirópolis e seus 53 anos de História

Cidade vivencia junta a seus habitantes mais uma passagem de sua emancipação política


Neste dia 15 de Junho, Monteirópolis completa 23 anos de história. Um município localizado no coração do sertão Alagoano á 202 quilômetros de Maceió, capital do estado, a cidade carrega consigo a marca de seus habitantes que trabalham e almejam o melhor para sua terra. O aspecto positivo que há na cidade deve-se também a seus antepassados, ou seja, moradores antigos e seus fundadores habitaram e lutaram por melhorias da mesma. Atualmente Monteirópolis é administrada por Elmo Antônio Medeiros.


História da Cidade


A primeira denominação que o município de Monteirópolis teve foi Guaribas, nome de um inseto muito comum na região. Segundo os mais antigos, por volta de 1870 existiam apenas casas de taipas nos povoados pertencentes a José Domingos Monteiro, Antonio Prudente, Pacífico de Albuquerque, manoel Mineote e Manoel Barbosa, considerados como os verdadeiros fundadores, por terem sido os primeiros habitantes deste lugar. Em 1923 construíram uma pequena capela, que anos depois a matriz foi construída em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade. O desenvolvimento de Monteirópolis, nome dado a um dos fundadores começou por volta de 1902, com a chegada de novos habitantes, o surgimento das casas, a expansão do comércio e a criação da feira.

O crescimento da região foi tão significativo, que aguns moradores antigos decidiram iniciar um movimento pela emancipação política. Destacaram-se: José Claudio Sena, Benedito Monteiro Torres, Luiz Bento de Melo, Alberto Gomes Pita, Elpídio Emilio dos Santos, José Prudente Sobrinho e Nelson de Souza Albuquerque apenas em 1960, por meio da lei 2.250, o povoado conseguiu autonomia administrativa, desmembrando de Pão de Açucar.
( Trecho extraído de City Brasil)



Este blog se fez presente em alguns momentos importantes da cidade.

´´Sinto-me orgulhoso de atráves do blog poder participar de perto de alguns fatos importantes desta querida cidade na qual tenho um carinho especial, além do mais é a terra natal de minha mãe``
(Igor Ribeiro)

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Monteirópolis e seus 53 anos de História"

Deixe um comentario

últimas notícias