|

Marcha das Vadias Reúne Centenas de Pessoas na Orla da Capital Alagoana

Depois de Passar por vários países e cidades do Brasil,a Marcha das Vadias chegou a Maceió neste Domingo(17) e reuniu mais de 500 pessoas na Orla em protesto contra o preconceito ás mulheres.Mais exatamente,a manifestação é contra a idéia de que mulheres são vítimas de estupro devido ao tipo de roupa que vestem.
Na Concentração,que começou por volta das 10h em frente ao Antigo Clube Alagoinhas,na ponta verde,um carro de som e o batuque do coletivo Afrocaeté agitavam os primeiros manifestantes entoando´´Gritos de guerra`,homens e mulheres fizeram um grande movimento de indignação contra o machismo e o preconceito de gênero,carregando cartazes e faixas com frases de protesto.
Muitas pessoas se despiram e pintaram o corpo.O mesmo vem sendo feito nas marchas ao redor do mundo desse abril do ano passado.Outras mulheres vestiram lingeries, roupas curtas e provocantes,ou apenas calcinha e sutiã.Houve até homem com batom vermelho ou roupas femininas.
Turistas,banhistas e famílias que passeavam pela Orla se juntaram á multidão,que seguiram até o posto 7,na Jatiúca.A quantidade de homens que participaram da marcha das vadias surpreendeu quem obsevava o ato.O analista Alessandro,32 anos,por exemplo,ficou sabendo da marcha e foi á orla da Ponta Verde com um amigo para apoiar a causa.Outras famílias levaram seus filhos pequenos para mostrar que a educação doméstica pode evitar o preconceito.
´´A Nossa Luta é por respeito;Mulher não é só bunda e peito!`` Frase de um dos cartazes mostrada por ums das integrantes da marcha.A alemã Lisa de 23 anos mora em Salvador,na Bahia,a alemã engrossou o coro que cantava refrões como:´´Estupro não é piada/O machismo machuca e mata`` e ´´A nossa luta é por respeito;Mulher não é só bunda e peito``.
De Acordo com a estudante Universitária Thatiane Nicácio,23 anos,o crescimento do interesse do público pela marcha surpreendeu os organizadores do evento em Alagoas.´´No inicio,pretendíamos juntar o máximo de amigos possíveis,uma média de 100 pessoas. Nunca imaginamos o sucesso que está sendo. Ficamos muito felizes,porque acreditamos que a adesão representa a conscientização das pessoas para combater a violência contra a mulher em Alagoas``,Explicou a estudante.
Conheça a História da Marcha-A proposta surgiu no Canadá,na cidade de Toronto,em Abril do ano passado,após o policial Michael Sanguinetti afirmar á imprensa que,para não sofrer abusos e estupros,as mulheres deveriam se vestir de maneira menos´´Vulgar``,e não como´´Vadias``.A afirmação causou revolta e um grupo de mulhers organizou a manifestação,que contou com cerca de 3 mil pessoas e teve direito á nudez micro-roupas,faixas e os corpos pintados com dizeres de protesto como:´´Não culpe meu corpo pela sua mente``! e´´O feminismo nunca matou ninguém.O machismo mata todo dia``.
Em Alagoas,as organizadoras criaram uma página no Facebook (é preciso estar logado para acessar a página), convidando a população a participar do evento.No início da manhã deste Domingo(17),mais de 1.540 pessoas já haviam confirmado presença na marcha.Um ônibus saiu da prefeitura de Arapiraca nesta manhã,trazendo manifestantes para Maceió gratuitamente.
A Marcha das Vadias-Em Inglês foi batizada de Slutwalk,ou marcha das vagabundas-já aconteceu em lugares como toronto,Los angeles,Chicago, Buenos Aires e Amsterdã.No Brasil o protesto já por São Paulo,Recife,Fortaleza,Belo Horizonte,Brasília,Curitiba,Pelotas,entre outras cidades.                                                                                Informações de:Tudo na Hora

Compartilhe :

veja também

0 comentários em "Marcha das Vadias Reúne Centenas de Pessoas na Orla da Capital Alagoana"

Deixe um comentario

últimas notícias